quinta-feira, 31 de março de 2011

Multas pela GPORT - Agora VALE!

Guardas portuários são credenciados como agentes de trânsito

Os primeiros 20 guardas portuários treinados pela CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) receberam, nesta quarta (30), as credenciais de agentes de trânsito para atuar na área do porto, em cerimônia no salão nobre da prefeitura. O objetivo da medida inovadora é melhorar a segurança dos trabalhadores e a fluidez do tráfego na faixa interna do terminal santista.

Presente à cerimônia, o prefeito João Paulo Tavares Papa mencionou os bons resultados decorrentes da implementação, em 1998, do CTB (Código de Trânsito Brasileiro), que municipalizou o sistema. "Tivemos grandes avanços neste sentido, mas faltava garantir segurança e organização ao sistema viário do porto, uma área federal que faz parte da cidade, por onde circulam diariamente trabalhadores, turistas, ciclistas, pedestres e motoristas”, disse Papa.

“Hoje, com esta integração, damos um passo sonhado em favor da qualidade de vida. Em alguns meses, poderemos ver os bons frutos desta medida inédita, que certamente será copiada em outros portos do país", acrescentou o prefeito.
Durante o treinamento, os guardas tiveram 56 horas de aulas teóricas e práticas
O presidente da Codesp, José Roberto Correia Serra, afirmou que era necessário atribuir a nova função aos guardas portuários. "Não se podia mais admitir uma Guarda que só cuidasse de bens patrimoniais. Neste momento precisamos de inteligência na gestão de todos os setores, de forma moderna e estratégica”.

O secretário municipal de Assuntos Portuários e Marítimos, Sérgio Aquino, também presidente do CAP (Conselho de Autoridade Portuária), disse ser este “um momento histórico, em que o porto de Santos dá exemplo ao Brasil da sua efetiva integração com a cidade".

Curso
Durante o treinamento, os guardas tiveram 56 horas de aulas teóricas e práticas ministradas por instrutores da CET, com abordagem do CTB, técnicas de operação do sistema viário, conhecimentos básicos de sinalização semafórica e direção defensiva.

Mais: fiscalização, licenciamento, penalidades, legislação e aspectos históricos sobre trânsito e, sobretudo, o papel do agente de trânsito. O curso foi realizado no Cenep (Centro de Excelência Portuária). Pelo convênio entre Codesp e CET, no total 70 guardas serão capacitados.
Atualizado em 30/03/2011, às 17:20

2 comentários:

jorge alves disse...

Bom dia, hoje eu fiquei indignado ai sai do meu trabalho pois me deparei com uma notificação de infração de n°436847 por motivo de estacionar em local proibido.

Srs isto no foi no gate 4 da codesp local onde sempre estacionei minha biz para adentrarvo gate para cumprir com minha jornada de trabalho quero comunicar aos srs que neste local não existe sinalização e não tenho conhecimento que tenha sido divulgado que nesta faixa não será mais permitido estacionar.sinceramente estou indignado pois não estava passeando e sim trabalhando e cmo prêmio ganhei uma multa.
SRs o porto é movido e sustentado por empresas que por sua vez são operadas por funcionários. Agora faço uma pergunta onde estacionarei minha moto?
Que pena que tenha pagar uma multa arbitrária de um lugar que sequer tem sinalização.

jorge alves da silva

Ingrediente Ativo disse...

Fui multado ao lado do TEVAL, com a alegação de que não é permitido estacionar ao lado de via ferrea. Me foi citado pelo agente, o CTB, porém, consultando delegados (sou escrivão de polícia), fui informado que no local ou teria que haver placas sinalizando a proibição para o usuário comum, pois ninguém em pleno juizo irá andar co o código dentro do porta luvas e consultá-lo a cada vez que for estacionar. Tá errado. Mas vamos lá. Pagarei a multa e learei esses pontos em minha carteira.