sábado, 16 de maio de 2015

Greve na Codesa bloqueia entrada e saída de navios nos portos de Vitória e Capuaba

Os trabalhadores reivindicam o cumprimento da cláusula do ACT que trata da participação nos lucros e resultados da empresa


Os funcionários da Codesa (Companhia Docas do Espírito Santo) entraram em greve por tempo indeterminado. A iniciativa de paralisação foi decidida em assembleia e impede que navios entrem ou saiam dos portos de Vitória e Capuaba.

Os trabalhadores reivindicam o cumprimento da cláusula do ACT (Acordo Coletivo de Trabalho) que trata da PLR (Participação nos Lucros e Resultados) da empresa.
De acordo com a assessoria da Guarda Portuária, as atividades de fiscalização e inspeção de mercadorias nos portos foram suspensas e uma contra proposta da Codesa está sendo aguardada.
Os guardas portuários também cobram da Companhia Docas, uma solução para as precárias condições de trabalho da categoria. Há também um impasse sobre o vale-cultura. Os funcionários alegam não terem recebido o benefício.
A assessoria de imprensa da Codesa declarou que lamenta o movimento grevista e informou que a participação nos lucros já está no orçamento, mas que a liberação do dinheiro depende do Governo Federal, assim como a reivindicação do vale-cultura. O edital já foi publicado e a licitação deve acontecer até o mês que vem.
Com a paralisação, três navios estão parados nos portos públicos do Estado aguardando para atracar. Ainda de acordo com a Codesa, não há ainda como estimar o que deixou de ser arrecadado nesse primeiro dia de paralisação.

Fonte: http://www.guiamaritimo.com/

Nenhum comentário: