quinta-feira, 31 de março de 2011

Pedro Brito na ANTAQ

Brito deve ir para Antaq
Em breve, Pedro Brito, que se notabilizou como ágil titular da Secretaria Especial de Portos (SEP), deverá ganhar novo cargo no Governo Federal. Comenta-se que poderá ser indicado diretor da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq). O atual diretor-geral é Fernando Fialho, indicado por José Sarney e o outro diretor é Tiago Lima.  Há comentários de que, após virar diretor, em pouco tempo Brito passaria a diretor-geral, no lugar de Fialho.


Pedro Brito foi o primeiro titular da SEP e lá realizou dois trabalhos importantes: a troca de políticos por técnicos à frente das companhias docas e a dragagem dos principais portos do país. Por um paradoxo, quase perdeu o cargo quando seu padrinho político, Ciro Gomes - do PSB, como ele - se indispôs com Lula e Dilma. Não foi mantido por Dilma igualmente por questões políticas. Seu sucessor é Leônidas Cristino que, embora engenheiro, não tem maior experiência na área portuária. Leônidas Cristino tem mantido uma linha prudente, para conhecer melhor o setor antes de lançar suas idéias, mas está sofrendo perdas na equipe. Fabrizio Pierdomênico, secretário de Planejamento e Desenvolvimento Portuário da SEP, que teve grande experiência como diretor comercial do porto de Santos (Codesp) está deixando o cargo.


Representantes da Agência conhecem futuras instalações do Píer IV da Vale em São Luís
Os diretores da ANTAQ, Fernando Fialho e Tiago Lima, e o ministro da Secretaria Especial de Portos, Pedro Brito, conheceram o local onde será construído o Píer IV, no Terminal Portuário de Ponta da Madeira, operado pela mineradora Vale em São Luís. A visita aconteceu em 11 de março.

Nenhum comentário: