sexta-feira, 25 de março de 2011

Guarda Portuário Assume Porto de Santarém-PA

O Guarda portuário FRANCISCO JOSÉ MARTINS CAMELO, assumiu por indicação do Diretor Presidente da CDP,  a Supervisão de Segurança Portuária do Porto de Santarém-SSPSAN em 22/03/11.

O GP Martins ingressou na companhia Docas do Pará por concurso público em 1997, é Formado no CURSO ESPECIAL DE SUPERVISOR DE SEGURANÇA PORTUÁRIA, ministrado pela SECRETARIA NACIONAL DE SEGURANÇA PÚBLICA – BRASILIA –DF em julho de 2009, possui Graduação de Nível Superior em Gestão de Segurança Pública, pela Universidade do Sul de Santa Catarina, Fluência em inglês, Curso de CONTRA-TERRORISMO, ministrado no Rio de Janeiro em fevereiro de 2010 pela ABRAPAN, Curso de Imobilizações Táticas, ministrado pelo CATI, instituição que treina a SWAT dos Estados Unidos, Curso de Piloto de Embarcações de Estado no Serviço Público, ministrado pela Capitania dos Portos da Marinha do Brasil, dentre outros. Esteve por dois anos e meio à disposição do Sindicato dos guardas Portuários do Pará e Amapá-SINDIGUAPOR, onde participou ativamente de convenções, congressos e seminários a nível local e nacional, em busca do engrandecimento da Guarda Portuária e da CDP, sempre pela via da negociação, do diálogo e da apresentação de propostas de solução para problemas da categoria, o que continua sendo feito hoje pela diretoria da entidade. Há cerca de um ano o GP Martins retornou á ativa na GP, e hoje,  no novo cargo, compromete-se a primar pelos princípios da administração pública e pelo o respeito à legalidade democrática.

O Porto de Santarém, no Oeste do Pará foi inaugurado em 11.02.74 em uma área de 500.000m2. O acesso fluvial se realiza através dos rios Tapajós e Amazonas, permitindo o seu Porto acostagem de navios com calado de 10m no período de maior estiagem e de até 16m no período de cheia do rio (março e setembro). Entretanto, o calado do Porto é limitado pela Barra Norte do rio Amazonas (11,50m). Já o acesso rodoviário é realizado pelas BR-163 (Cuiabá-Santarém) e BR-230 (Transamazônica).


No Porto de Santarém predominam a descarga - "importação"- e a navegação fluvial. A maior movimentação - mercado interno - é a carga geral, onde se destacam os gêneros alimentícios e inflamáveis. No mercado externo predomina a madeira.
Martins representando o Pará no SEMINÁRIO NACIONAL DE SEGURANÇA PÚBLICA PORTUÁRIA

Além de contar com área de retroporto preparada para receber a implantação de projetos para o escoamento da produção de grãos do centro-oeste, o Porto possui dois armazéns com área total de 3.000m2, quatro galpões sem fechamento lateral com área de 2.400m2, pátios pavimentados com 10.000m2 de área, estação de passageiros. Também, se encontram modernas instalações para armazenamento de inflamáveis líquidos.


Parabéns Martins. É a Guarda Portuária avançando.


JAMIL

Nenhum comentário: