terça-feira, 28 de maio de 2013

O Terrorismo já chega à Cidade Maravilhosa?

Suspeita de bomba paralisa tráfego de metrô no Rio


Rodrigo Teixeira
Do UOL, no Rio

Uma suspeita de bomba em uma mochila deixada na plataforma da estação Maria da Graça provocou a paralisação da circulação de trens da linha 2 do metrô do Rio por aproximadamente 20 minutos na noite desta segunda-feira (27).
A assessoria de comunicação do Metrô Rio informou ao UOL que adotou um sistema padrão de segurança a partir de uma mochila "suspeita" deixada na plataforma da estação Maria da Graça por volta das 19h30.
O Metrô relatou que a área foi isolada e a polícia, acionada. O esquadrão antibombas esteve no local. Por volta das 21h30, o tráfego de trens foi interrompido devido ao corte no fornecimento de energia elétrica durante a atuação do esquadrão. Nenhum explosivo foi encontrado. A circulação de trens voltou ao normal por volta das 22h.

Usuários se queixam de falta de informação

Usuários reclamaram da falta de informação imediata da concessionária que administra e opera as linhas e contaram que foram obrigados a descer da composição do metrô nas imediações da estação Maracanã.
"Quando chegamos à estação Maracanã ficamos parados por mais de vinte minutos. O condutor do trem dizia que aguardava a liberação da sinalização à frente, mas não saíamos do lugar. Pediram que deixássemos a composição porque a viagem estaria encerrada", relata a estudante de psicologia, Amanda Diaz, que ficou sem saber como voltaria para casa, em Coelho Neto, no subúrbio carioca.

Thiago Diaz, estudante de direito, contou a reportagem do UOL que, após ser solicitado que saísse do trem, recebeu um bilhete de papel de um agente de segurança do metrô para que fosse trocado por outra passagem ou para que tivesse seu dinheiro de volta, no valor de R$ 3,50.
"Naquela hora, eu queria uma resposta de como eu voltaria para casa e não um bilhete. Moro em Coelho Neto, como eu voltaria para casa? O entorno do Maracanã depois das dez horas (da noite) não é muito seguro. Esperaria que ônibus? Nem sei", desabafou.
Thiago contou que depois de receber o bilhete restituído, recebeu a notícia de que a circulação havia sido autorizada e, por volta das 22h, conseguiu embarcar em um vagão lotado.
Após o ocorrido, era possível ouvir uma mensagem nas estações de metrô em todos os ramais do sistema: "Prezado usuário, o Metrô Rio informa: o tráfego de trens na linha 2 ficou interrompido durante 17 minutos devido à atuação do esquadrão antibombas em Maria da Graça".
Alice dos Santos, estudante de letras, contou que ficou assustada quando ouviu a mensagem. Ela se queixou da demora dos trens. "O tempo usual de espera aumentou o dobro, se comparado a um dia normal ", disse a universitária.

Nenhum comentário: