segunda-feira, 15 de abril de 2013

Será que o Brasil vai ignorar isto nos portos brasileiros para 2014?


Explosões na maratona de Boston deixam ao menos dois mortos nos EUA


Duas bombas são detonadas perto da linha de chegada e deixam mais de 120 feridos; presidente dos EUA diz que responsáveis 'sentirão todo o peso da Justiça'


Duas bombas explodiram nesta segunda-feira (15) perto da linha de chegada da Maratona de Boston, nos EUA, deixando ao menos dois mortos e mais de 120 feridos, disseram autoridades. Ainda não está claro quem são os responsáveis pelas detonações, mas o presidente dos EUA, Barack Obama, prometeu que os autores serão descobertos, assim como sua motivação, e que eles " sentirão todo o peso da Justiça ".
De acordo com a rede de TV CNN, um dos mortos é um menino de oito anos. Oito hospitais disseram tratar de ao menos 124 feridos, dos quais 15 estão em condição crítica. Os ferimentos vão de cortes e hematomas a amputações. Muitas das vítimas sofreram ferimentos na parte inferior das pernas. Também há ferimentos por estilhaços, com algumas das vítimas tendo sofrido ruptura do tímpano.
AP
Médicos ajudam homem ferido após explosões atingirem maratona de Boston, nos EUA
Em declarações cautelosas na Casa Branca, Obama evitou classificar o incidente de terrorismo, apesar de uma fonte da Casa Branca posteriormente afirmar que o governo está lidando com a questão como "um ato terrorista". "Qualquer evento com múltiplos explosivos - como parece ser o caso - é claramente um ato de terror, e abordaremos isso dessa forma", disse a autoridade sob condição de anonimato. "Entretanto, não sabemos quem lançou essa ação, e por meio da investigação determinaremos se foi planejado e lançado por um grupo terrorista, externo ou doméstico", completou.
O comissário do Departamento de Polícia de Boston, Edward Davis, recomendou que a população fique em locais fechados e evite juntar-se a multidões. Em incidente separado, a Biblioteca JFK teve um incêndio nesta segunda-feira, algo descrito inicialmente como explosão. Posteriormente, porém, a polícia descartou relação com as explosões na maratona.
Roupen Bastajian, um policial de Rhode Island que participava da competição, disse ter visto mais de 20 pessoas com vários ferimentos graves, incluindo membros amputados. "Comecei a correr em direção à explosão, e havia pessoas em todo o chão", disse. "Começamos a pegar torniquetes e a prender as pernas. Vários amputados ... ao menos 25 a 30 pessoas estavam sem ao menos uma perna, ou sem o pé na altura do calcanhar ou sem as duas pernas."
Assista ao vídeo do Boston Globe do momento da explosão:
Por causa das explosões, autoridades desviaram os retardatários da área que ficou sob fumaça no percurso de 40 km da maratona. De acordo com autoridades de Inteligência citadas pela Associated Press, mais dois explosivos foram encontrados no local e foram desativados.
Competidores e voluntários da maratona choravam ao fugir do caos. Espectadores com sangue nas roupas foram carregados para tendas médicas que haviam sido montadas no local para tratar corredores que passassem mal durante a prova.
"Há muitas pessoas no chão", disse um homem, cujo número 17.528 o identificava como Frank Deruyter. Ele não ficou ferido, mas voluntários que trabalhavam na maratona carregavam uma mulher - que não aparentava ser uma corredora - para uma tenda enquanto sangue jorrava de sua perna. 
Cerca de duas horas depois que os vencedores cruzaram a linha de chegada, houve uma forte explosão na parte norte da rua Bolyston. Outra explosão foi ouvida poucos segundos depois, deixando a praça Copley cheia de fumaça. A corredora Laura McLean de Toronto disse ter ouvido duas explosões de fora da tenda médica. "Há pessoas realmente sangrando muito", disse.
Veja galeria de fotos:
Policial leva garoto ferido de cadeira de rodas após explosões durante a maratona de Boston, nos EUA. Foto: AP
1/10
Fumaça subiu das explosões, envolvendo as bandeiras nacionais vistas ao longo do percurso de uma das maratonas mais antigas e mais prestigiosas do mundo.
As autoridades em Nova York, São Francisco, Los Angeles, Washington D.C. e em Londresaumentaram as medidas de segurança depois das explosões. O porta-voz chefe da polícia de Nova York, Paul Browne, informou que equipes de resposta crítica foram posicionadas ao redor da cidade até que haja mais informações sobre o ataque em Boston. A segurança também foi elevada em hotéis e áreas sensíveis. A polícia britânica afirmou estão sob revisão os planos para a Maratona de Londres, no domingo.
Assista ao vídeo do momento posterior à explosão:
De acordo com a Casa Branca, o governo mantém contato com autoridades estaduais e locais, e o líder americano ordenou que seja oferecida a assistência necessária para a investigação e em resposta ao incidente.
O vice-presidente Joe Biden estava em uma reunião por telefone com ativistas do controle de armas quando membros de sua equipe ligaram a TV em seu escritório nesta segunda-feira para assistir à cobertura do caso. "Aparentemente foi um ataque", disse Biden. "Não sei os detalhes do que causou isso, ou quem. Acho que ainda não há essa informação. Mas nossas preces estão com as vítimas em Boston."
Veja mapa com local das explosões:
Com AP

Nenhum comentário: