terça-feira, 16 de abril de 2013

Brasil toma providências para evitar ataques em eventos, diz Patriota


FERNANDA ODILLA
DE BRASÍLIA - http://www1.folha.uol.com.br

Um dia depois das explosões na Maratona de Boston, tratadas pela Casa Branca como "ato terrorista", o ministro Antonio Patriota (Relações Exteriores) afirmou que o Brasil está "tomando as providências necessárias" para garantir a segurança dos eventos internacionais a serem sediados no país.


O Brasil receberá em junho a Copa das Confederações, evento preparatório para a Copa do Mundo de 2014. Um mês depois, o Rio de Janeiro será sede da Jornada Mundial da Juventude e, em 2016, dos Jogos Olímpicos.
"Temos confiança de que serão providências que garantirão a segurança dos eventos e também acho muito importante acompanhar agora a apuração para sabemos exatamente qual foi a natureza e a motivação por trás desse ato hediondo", disse Patriota nesta terça-feira (16), em evento no Palácio do Planalto.

Repercussão do ataque em Boston

 Ver em tamanho maior »
Reprodução
AnteriorPróxima
"Explosões mortais abalam Boston. Ato de terror mata ao menos três", noticiou o norte-americano "The Wall Street Journal"
Nesta terça, Patriota destacou que as explosões fizeram com que outras cidades intensificassem medidas de segurança, como precaução a novos atentados.
"Estamos vendo que várias outras cidades americanas estão reforçando a segurança. É óbvio que um ato como esse não pode deixar de despertar preocupação nas autoridades", disse o ministro, que afirmou esperar as apurações das autoridades americanas antes de fazer "qualquer julgamento sobre o ato".
Folha apurou que, desde de segunda-feira (15), um centro integrado de segurança já trabalha 24 horas para monitorar potenciais ameaças.
Caberá à Abin, agência de inteligência do governo federal, coordenar ações integradas entre órgãos dos governos municipais, estaduais e federal, além de atuar na avaliação de riscos, na pesquisa de segurança para credenciamento, na segurança da informação e na capacitação de servidores.
No entanto, segundo o próprio Itamaraty, as embaixadas e consulados brasileiros nos Estados Unidos ainda não reforçaram sua segurança.
Havia dúvida se o consulado em Boston, que fica próximo do local das explosões, funcionaria nesta terça. Mas, de acordo com o Itamaraty, a área já está liberada e o consulado está funcionando normalmente.
FERIDOS
Patriota afirmou nesta terça que não há brasileiros entre os feridos graves nem entre os mortos. Segundo ele, informações do consulado brasileiro em Boston indicam que apenas uma brasileira teve ferimentos leves.
Em nota da Presidência, Dilma Rousseff classificou as explosões como "ato insano". "A presidenta ontem manifestou seu repúdio a um ato que sem dúvida é um ato hediondo e que não pode deixar de nos sensibilizar também na medida em que vitimiza desportistas e pessoas q estavam acompanhando uma maratona", disse o ministro brasileiro.

Explosões na Maratona de Boston

 Ver em tamanho maior »
Mandel Ngan/AFP
AnteriorPróxima
Presidente dos EUA, Barack Obama, fala sobre explosões na Maratona de Boston, em coletiva na Casa Branca; Obama promete investigar explosões em Boston e não fala em terrorismo Leia mais

Nenhum comentário: