quarta-feira, 6 de março de 2013

Portuários ameaçam parar por 24 horas em em todo o país no dia 19

DE BRASÍLIA Trabalhadores pretendem parar por 24 horas todos os portos do país no dia 19 deste mês se o governo não recuar em pontos-chave da medida provisória que reforma o sistema portuário brasileiro.

 O anúncio da "greve preventiva" foi feita nesta quarta-feira (6) no Senado pelo deputado Paulo Pereira da Silva (PDT-SP), o Paulinho, presidente da Força Sindical, após encontrar o presidente da Casa, Renan Calheiros (PMDB-AL), durante uma marcha empreendida por centrais sindicais em Brasília.

O PMDB quer mudança em regras para portos Paulinho da Força atuará com Eduardo Campos contra MP dos Portos Segundo Paulinho, a decisão da greve foi tomada ontem (5) após reunião das principais entidades representativas dos portuários.

 "Eles perceberam que o governo está enrolando", afirmou, sobre as tentativas de negociação. Os portuários são contra a medida provisória pois ela libera os terminais privados dos portos para contratar mão de obra sem as exigências impostas pelos sindicatos nos terminais administrados pelo governo, dentre outros pontos. Não há ainda uma ideia do prejuízo que a paralização nos 36 portos privados e públicos poderia causar.

 Segundo os sindicalistas, apenas o porto de Santos (o maior do país) teve um prejuízo de R$ 60 milhões por parar por 10 horas em fevereiro.


 MARCHA

 A pauta de reivindicações das centrais inclui a redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais, o fim do fator previdenciário, avanços na reforma agrária e uma política de valorização dos aposentados.

 É a sétima edição da marcha, organizada pela CUT, Força Sindical, CTB, UGT e Nova Central. O ato começou há no final da manhã. Segundo a Polícia Militar, na concentração para a passeata havia cerca de 20 mil pessoas. Sindicalistas dizem que aproximadamente 50 mil pessoas participam dela. Durante a tarde, líderes sindicais devem se reunir com Joaquim Barbosa (presidente do STF) e a presidente Dilma Rousseff.

Leia mais em: http://noticias.bol.uol.com.br/economia/2013/03/06/portuarios-ameacam-parar-por-24-horas-em-em-todo-o-pais-no-dia-19.jhtm

Nenhum comentário: