terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Procedimentos em caso de acidente

O Guarda Portuário é quase sempre o primeiro a chegar no local do acidente, partindo dessa premissa, decidi publicar esses procedimentos que pode ajudar.
Jamil

Os produtos perigosos são todos aqueles que estão relacionados na Resolução nº 420/04 da ANTT, ou apresente algum risco a saúde das pessoas e do meio ambiente.Todo veículo que transporta produtos perigosos é identificado pelo uso de um retângulo de cor laranja, chamado painel de segurança, nas laterais, na frente e na traseira e em alguns casos pelo porte de um losângulo de cores e de desenhos variados, chamado rótulo de risco.
Observe que são somente caminhões tanque que transportam produtos perigosos.Os caminhões de carroceria aberta e fechada transportam tambores, bombonas, botijões e cilindros.Os rótulos de risco identificam a classe de risco dos produtos e os painéis de segurança, através de número identificam os riscos do produto transportado.Quando o mesmo não tiver números, significa que no veículo existem diversos produtos embalados.
Mas caso ocorra um acidente, o que fazer?
1º Não se aproxime, nem mesmo para socorrer o motorista.Alguns produtos são altamente perigosos e você corre o risco de se intoxicar gravemente.
2º Anote em um papel os números que estão no painel de segurança e a cor do rótulo de risco e procure verificar se há vazamento de líquidos e gases.
3º Tente avisar os motoristas que viajam no sentido contrário ao seu para que se aproximem com cuidado do local e que avisem a Policia Rodoviária e o Corpo de Bombeiros, através dos telefones 190 e 193 ou a primeira viatura que encontrarem,informando os números anotados, a rodovia e o Km exato do local do acidente.
4º Se possível, com a ajuda de outros motoristas, tente impedir a aproximação de curiosos, pois a equipe de emergência precisa ter acesso livre ao local.
5º Caso o motorista esteja consciente, lembre-o que ele deve manter em mãos o documento chamado de ficha de emergência para entregar as autoridades.
6º Após o socorro inicial, afaste-se o mais distante possível do local.O vento pode espalhar a nuvem tóxica.
Ao adotar esses procedimento, com certeza você estará salvando muitas vidas e contribuindo para o pronto atendimento da emergência.
Autor(a): Patrícia Perez Mattiolli

Nenhum comentário: