quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Guarda Portuária de Belém-PA

A Guarda Portuária do Rio de Janeiro, se fez presente nos portos de Belém do Pará neste mês, com a finalidade de acompanhar os avanços que lá estão e a pleno vapor.
Tivemos a oportunidade de visitar o Porto de Miramar, Belém e o Porto de Vila do Conde, situado há uma hora de embarcação do porto de Belém.

Ao chegar em Belém fomos recebidos pelo DIRPRE – Dr. Poncianno, o que demonstrou alegria e satisfação quanto à visita e seus motivos. A todo momento, desde a chegada até a despedida, fomos assessorados pelo Oficial de Inteligência o GP Martins e pelo então GERSEG(Superintendente) GP Gilson Andre, formado em Tecnólogo de Segurança Pública, que apresentou, não só trabalhos em andamento, mas planejamentos futuros que visivelmente apontam para um sucesso para a corporação.

O trabalho de integração com os demais órgãos de segurança pública, faz parte do cotidiano da Guarda Portuária paraense sendo conduzido com maestria pelo GERSEG - Gilson, que demonstrou bastante intimidade com os demais órgão de Segurança Pública.
Já está em estágio avançado as conversações da Guarda Portuária com a Polícia Rodoviária Federal no que tange o convênio de aplicação de multas e gentilmente o GERSEG Gilson, concedeu-me uma cópia do modelo que estão adaptando à esta parceria.
A Guarda Portuária paraense, está para receber em breve, suas pistolas, embarcação e já conta com Guardas habilitados para pilotar embarcações públicas. Já trabalham de coletes balísticos e uniformes pretos.

O setor de Inteligência e Contra inteligência, atua com o Oficial GP Martins, recém formado em Tecnólogo de Segurança Pública  assessora, tanto o DIRPRE da CDP, quanto seu GERSEG, no levantamento de informações importantes às decisões da alta administração da CDP.
Visitamos também o porto de Vila do Conde onde fomos recebidos pelo Encarregado da Guarda Portuária, o GP Dias, que com sua competência  e dedicação mostrou as dependências daquela enorme porto. Dias mostrou competência e segurança em suas atividades, que baseadas em sólida organização dá subsídios para suas tomadas de decisões.
Não há como negar que, hoje, a Guarda Portuária do Pará está entre as mais organizadas e coordenadas levando a frente, legados organizacionais deixados pela gerencia anterior.
O controle de entrada é rigoroso em todos os portos que visitamos, quando ao entrar e sair, devemos apresentar credenciais previamente cadastrados. Tal controle é feito por coletores digitais que, com seu facho de laser, faz a leitura de códigos de barra.
 GERSEG GILSON - DIRPRE DR. PONCIANO E EXGERSEG CARDOSO (ATUAL SUPGUA)


 RESGATE DE CRIANÇA PERDIDA NO SÍRIO DE NAZARÉ


Toda e qualquer autoridade atuante nos portos organizados do Pará, passam pelo processo de controle e identificação da guarda portuária, quando necessitam de acessos.
A Guarda portuária daquele Estado, já finaliza processo de concurso para a Guarda Portuária, onde serão admitidos candidatos aos cargos.

PRISÃO EM FLAGRANTE



Nenhum comentário: