Na temporada de cruzeiros que se inicia em novembro e se estende até abril de 2014 no litoral brasileiro, 15 cidades receberão navios das cinco companhias que atuam regularmente no País.
A maior parte das viagens parte e tem como destino final os portos do Rio de Janeiro e de Santos. Mas as dimensões continentais do Brasil com mais de 7 mil quilômetros de litoral reservam atrações tanto no Nordeste quanto no Sul do país. Veja quais serão os portos brasileiros na temporada e quais suas principais atrações:

Búzios – A famosa cidade da Região dos Lagos, no litoral fluminense, que encantou a atriz Brigitte Bardot é uma das atrações da temporada de cruzeiros. Com 23 praias, que mesclam águas mornas e geladas devido a influência das correntes do Equador e do Polo Sul, Armação de Buzios é conhecida como a Saint-Tropez brasileira.
Cabo Frio – Principal cidade da Região dos Lagos, no Rio de Janeiro, Cabo Frio é a sétima cidade mais antiga do país. Suas praias são muito conhecidas, com destaque para a Praia do Forte, que recebe esse nome por ter sido construído lá o Forte de São Mateus do Cabo Frio, no século XVII.
Ilha Grande – Pertencente ao município de Angra dos Reis, no litoral sul fluminense, a Ilha Grande como o nome diz é um território insular que preserva muito bem a Mata Atlântica. Sua principal praia, Abraão, concentra grande número de pousadas e restaurantes. A ilha tem muitas opções de trilhas, caminhadas e belos lugares para mergulho, como a Lagoa Verde e a Lagoa Azul.
Ilhabela – Essa cidade no litoral paulista é considerada a Capital Nacional da Vela, devido sua posição geográfica que favorece a prática de esportes a vela, como windsurf e kitesurf. Anualmente ocorre na ilha a Semana Internacional da Vela. São muitas as opções de praias, algumas bastante procuradas por surfistas, como Castelhanos, Areado e Bonete.
Ilhéus – A cidade baiana ficou conhecida como uma das principais produtoras de cacau do Brasil, mas também possui muitos atrativos turísticos, como as praias que ocupam cerca de 80 km, como uma extensa faixa de areia e a paisagem repleta de coqueirais. Ilhéus foi inspiração para diversos romances de Jorge Amado.
Itajaí – O litoral catarinense é um dos mais belos do Brasil e Itajaí não fica muito atrás das belezas das praias da capital Florianópolis nesse quesito. Praias como Molhes, Atalaia, Geremias e Cabeçudas estão entre as mais conhecidas, assim como a Brava, a mais famosa, seja por sua natureza exuberante ou pela intensa vida noturna, com destaque para a música eletrônica.
Maceió – A capital do Alagoas é uma das cidades do Nordeste a receber cruzeiros na temporada brasileira e espera os turistas com praias de águas mornas e cristalinas, ideais para relaxar. As piscinas naturais são outro atrativo, e chegar em uma como a de Pajuçara de jangada é um dos passeios imperdíveis.
Porto Belo – Mais uma cidade catarinense na rota de cruzeiros, Porto Belo é repleta de belas praias, como a do Costão das Vieiras, Enseada do Caixa D'Aço, Perequê e Estaleiro. Mas dois morros, o da Antena e o de Zimbros chamam atenção, pela vista que proporcionam da cidade. Entre outros passeios, destaque para visitação ao alambique Pedro Alemão, que produz cachaça artesanal desde 1965.
Recife – A imagem mais conhecida da capital de Pernambuco é uma praia, que é justamente o grande atrativo da cidade. A Praia da Boa Viagem é uma das mais bonitas em perímetros urbanos no Brasil, com uma longa faixa de areia. Outra atração na cidade é o mergulho para observação de 17 locais de naufrágios, dos 30 documentados.
Rio de Janeiro – Um dos cartões postais do Brasil, o Rio de Janeiro não poderia ficar de fora da temporada de cruzeiros. Um dos principais destinos de navios no Brasil, o Rio oferece as belezas naturais como o Pão de Açúcar e o Corcovado, as praias badaladas de Ipanema e Copacabana, além da boemia da Lapa e a vida cultural do centro como grandes atrativos para os turistas.
Salvador – Outro conhecido destino turístico brasileiro é a capital da Bahia, com inúmeras atrações. O Pelourinho está entre as mais célebres. O bairro fica no Centro Histórico de Salvador, e se destaca pelas ruas de pedras e a arquitetura em estilo barroco colonial. Vale conhecer ainda a Igreja do Bonfim, o Elevador Lacerda e o Mercado Modelo de Salvador.
Santos – A cidade paulista é um dos principais pontos de partida dos navios de cruzeiro na temporada brasileira e seu porto é o maior da América Latina. Santos possui seis praias em área urbana, além de contar com três ilhas. Outra atração é o Monte Serrat, que pode ser acessado por um bondinho.
São Francisco do Sul – São Francisco não é um roteiro comum de cruzeiros, e receberá poucas viagens ao longo da temporada. Mas a cidade mais antiga de Santa Catarina tem potencial. Além da arquitetura colonial, da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Graça e da Mata Atlântica ainda preservada na cidade, as praias são belíssimas.
Vitória – Das três capitais brasileiras localizadas em ilhas, Vitória, no Espírito Santo, é a única que faz parte da rota de cruzeiros. Mas também não recebe muitos navios. Além de praias, a cidade tem outras ilhas como atrações, como a Penedo de Vitória, uma montanha-ilha que é um dos símbolos locais. O casario antigo impressiona. Não deixe de visitar o Palácio Anchieta e o Theatro Carlos Gomes.
Ubatuba – Uma das praias mais famosas de São Paulo, Ubatuba tem mais de 100 praias, entre elas Maranduba, Itamambuca, Lázaro e Perequê. Outra curiosidade da cidade é que mais de 80% de sua área fica no Parque Estadual da Serra do Mar.
Canarinho Press
Terra