segunda-feira, 26 de agosto de 2013

GUARDA PORTUÁRIA DE SANTOS PROMOVE A RECICLAGEM DOS SEUS BOMBEIROS

Neste mês, sete integrantes da Brigada de Incêndio da Guarda Portuária de Santos, participaram do Curso de Reciclagem de Bombeiro Profissional Civil.




O curso foi realizado de 05 a 23 de agosto, no Universo Centro de Treinamento em Emergência, no Guarujá-SP, contando com a participação dos guardas portuários Aquino, Amauri, Bastos, De Paula, Dias, Mattos e Wellington.

O curso e a reciclagem atende a NBR 14.608/07 e a Lei Federal 11.901/09 e o protocolo da American Hearth Association. Eles fizeram o Curso de Formação em 2008 e a primeira reciclagem em 2010.

O curso de formação é composto de 260 horas, desenvolvidas durante três meses, já o curso de reciclagem teve a carga horária de 110 horas. O Universo Centro de Treinamento em Emergências é coordenado por Paulo Loyola, oficial aposentado do Corpo de Bombeiros.

Bombeiro Civil

Bombeiro Civil aquele que, habilitado nos termos da Lei, exerçe, em caráter habitual, função remunerada e exclusiva de prevenção e combate a incêndio, como empregado contratado diretamente por empresas privadas ou públicas, sociedades de economia mista, ou empresas especializadas em prestação de serviços de prevenção e combate a incêndio.

Quando atuam no atendimento de sinistros em conjunto com o Corpo de Bombeiros Militar, a coordenação e a direção das ações caberão, com exclusividade e em qualquer hipótese, à corporação militar.

As empresas e demais entidades que se utilizem do serviço de Bombeiro Civil poderão firmar convênios com os Corpos de Bombeiros Militares dos Estados, dos Territórios e do Distrito Federal, para assistência técnica a seus profissionais.

O Curso envolveu os seguintes tópicos:

Combate à Incêndio


Teve por objetivo transmitir conhecimentos específicos do fogo, equipamentos e técnicas de combate a incêndios, possibilitando uma pronta ação em caso de sinistro, definição de fogo, triângulo do fogo (definição e seus elementos), incêndio (definição e tipos), classes de incêndio (definições), transmissão de calor (definições), pontos notáveis da combustão, processos de extinção do fogo, principais tipos de extintores e ações especiais com o extintor.

Espaço Confinado


Espaço Confinado é qualquer área ou ambiente não projetado para ocupação humana contínua, que possua meios limitados de entrada e saída, cuja ventilação existente é insuficiente para remover contaminantes ou onde possa existir a deficiência ou enriquecimento de oxigênio. O treinamento do resgate de vítimas em espaços confinados atende a NR 33 e NBR -14.787.

Resgate em Altura


Treinamento do resgate de vítimas de lugares altos utilizando a técnica de rapel, reconhecimento, uso, cuidados e manutenção dos equipamentos, nós, amarras e ancoragens, ascensão com e sem equipamentos, transposição de cabos, técnicas verticais (rapel), resgate vertical de vitimas com e sem prancha, resgate ascendente e descendente de vitimas com prancha offshore.

Produtos Perigosos


Conhecimento da legislação que regulamenta a identificação, transporte e armazenagem, manipulação e as emergências envolvendo produtos químicos, conhecimentos das classes de riscos, conhecimentos dos sistemas de identificação, painel de segurança, rótulos de risco, ficha de emergência e FISPQ; consulta do manual de emergência com produtos perigosos e descontaminação.

Primeiros Socorros


Conhecimento de legislação específica, procedimentos iniciais, avaliação inicial, vias aéreas, RCP, Estado de choque, hemorragias, fraturas, ferimentos, queimaduras, emergência clínica, movimentação, remoção e transporte de vítimas, pessoas com mobilidade reduzida, protocolo com incidente com múltiplas vítimas e psicologia em emergência.

Este curso de reciclagem faz parte do Programa de Formação Continuada da Guarda Portuária. No próximo mês outra turma realizará o curso.
Fonte: Segurança Portuária em Foco

Um comentário:

Silvia Regina disse...

Ola, boa tarde, vou me inscrever no concurso para o Porto de Sao Francisco do Sul e gostaria de saber, tenho formação bombeiril completa e 8 anos de trabalho no bombeiro,minha experiencia como bombeira não pode contar pontos no concurso?
abraços.