quarta-feira, 24 de abril de 2013

Ideli Salvatti: 'Vamos votar a MP dos Portos na quarta-feira'

Fonte: Agência Senado

Patrícia Oliveira



A ministra das Relações Institucionais, Ideli Salvatti, reuniu-se nesta terça-feira (23) com líderes do governo no Senado para tratar de três matérias de interesse do Executivo em discussão na Casa: a medida provisória que estabelece um novo marco regulatório para o setor portuário (MP 595/2012), a que trata da destinação dos royalties do petróleo para a educação (MP 592/2012), defendida como bandeira pessoal da presidente Dilma Rousseff, e o projeto de unificação do ICMS interestadual (PRS 1/2013).
A presença da ministra reforçou a determinação do governo de votar nesta quarta, na comissão mista, o relatório da MP 595/2012. Ideli disse concordar com o relator da MP, senador Eduardo Braga (PMDB-AM), no sentido de que a capacidade de negociação chegou ao limite. Na avaliação da ministra, não há mais espaço para atender todas as propostas, porque isso pode "desvirtuar tanto" o texto que a MP perderia a eficácia, sem melhorar a situação dos portos brasileiros.
A ministra ainda justificou a urgência ao argumentar que o Executivo vê os portos como um "nó que está estrangulado", num setor que precisa ser equacionado, redimensionado e revitalizado para dar fluência à entrada e saída de mercadorias do país.
- Nós vamos votar a matéria. É muito importante para o país. O Brasil depende, fundamentalmente, de um melhor fluxo, de uma melhor agilidade na operação portuária e é necessário fazer as modificações que a MP propõe - reiterou.

Nenhum comentário: