quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Sindicatos querem mudanças na MP dos Portos e ameaçam greve

Representantes da categoria e parlamentares se reúnem com o presidente do Senado
JÚNIA GAMA


BRASÍLIA - Representantes do Sindicatos dos Portos ameaçam fazer greve se o governo não aceitar alterações na MP que estabelece novas regras de concessões para os portos brasileiros. Os trabalhadores pedem que o senador Antonio Carlos Valadares (PSB-SE) seja indicado relator, caso contrário poderão iniciar uma greve logo após o carnaval.
- Se a presidente Dilma quer matar os trabalhadores e quebrar os portos brasileiros entregando à iniciativa privada, ela tem que fazer isso de uma vez e publicamente – afirmou o deputado Paulinho da Força (PDT-SP).
Um grupo de sindicalistas e parlamentares ligados ao setor foi recebido nesta quarta-feira pelo presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL). Após o encontro de cerca de duas horas, Paulinho afirmou que Renan teria sinalizado favoravelmente a nomeação de Valadares como relator da MP.
- Precisamos de um relator que possa transitar dos dois lados. Não pode ter a mesma visão do Planalto, tem ouvir os trabalhadores. Renan concordou conosco e disse que Valadares teria todo apoio dele, e que ele iria conversar com os líderes da bancada para tentar entendimento- disse Paulinho.
Os trabalhadores acusaram a proposta do governo de ser a “MP do Eike Batista”, porque os portos, segundo eles, serão entregues para a iniciativa privada. O deputado Márcio França (PSB-SP) , que também esteve na reunião, afirmou que caso não consigam promover alterações tentarão derrubar a MP, que caduca no dia 18 de março.
- O ideal seria que a presidente Dilma transformasse esse assunto em projeto de lei para que a sociedade pudesse discutir no Congresso. O ideal não seria esse ( deixar caducar) , mas se não tiver relator que possa abrir essa questão os portos estarão paralisados.
Editado pela presidente Dilma Rousseff no início de dezembro, quando foi lançado um projeto de modernização dos portos, a MP contém diretrizes para aumentar a competitividade e atrair o investidor privado. O texto da medida estabelece, por exemplo, a publicidade das tarifas e preços praticados no setor, a qualidade da atividade prestada e da efetividade dos direitos dos usuários.


Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/economia/sindicatos-querem-mudancas-na-mp-dos-portos-ameacam-greve-7507247#ixzz2KEtb7xWK 

Nenhum comentário: