quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Recorde de navios terá esquema especial no Porto

Cidade receberá oito transatlânticos no domingo, e prefeitura anuncia operação contra táxis ilegais

 

ISABELA BASTOS


NICOLELLA/20-02-2012 / O GLOBO
RIO — Com expectativa de receber cerca de 70 mil turistas em 12 navios entre sábado e terça-feira de carnaval, a Zona Portuária terá um esquema especial de trânsito para garantir a mobilidade e a segurança dos visitantes. Segundo a Secretaria municipal de Transportes, ônibus de turismo poderão estacionar dentro do cais, em áreas próximas às embarcações, e táxis terão um ponto exclusivo na Avenida Rodrigues Alves, perto da entrada do terminal. Agentes de trânsito e guardas municipais serão deslocados para a região, que, no domingo, terá oito navios fundeados, recorde internacional de atracação simultânea, segundo o Píer Mauá.

De acordo com o secretário de Transportes, Carlos Roberto Osório, a operação no porto, que será ininterrupta, começará às 8h de sábado e se estenderá até 12h de Quarta-feira de Cinzas. A secretaria realizará ainda operações de trânsito e ordem urbana no Pão de Açúcar e no Corcovado, todos os dias, sempre das 8h às 18h.


Casa cheia. Passageiros embarcam num transatlântico no Porto do Rio
Foto: Paulo Nicolella/20-02-2012 / O Globo
Casa cheia. Passageiros embarcam num transatlântico no Porto do Rio Paulo Nicolella/20-02-2012 / O Globo


No acesso ao Corcovado, os ônibus de turismo poderão estacionar no terminal da Rua Cosme Velho. Perto da estação do Trem do Corcovado, será criada uma baia para embarque e desembarque de táxis, e o ponto de vans será delimitado a quatro vagas. Quem for ao Cristo de carro encontrará um bloqueio na Estrada das Paineiras, no acesso ao Mirante Dona Marta. A partir dali, o estacionamento será limitado a 150 vagas. Agentes da CET-Rio farão o controle do espaço. No Pão de Açúcar, não haverá ponto de táxi fixo. Os ônibus poderão deixar os turistas e estacionar na pista da Avenida Pasteur (sentido Aterro), junto ao canteiro central.


Corrida no ‘tiro’ será coibida

O efetivo da operação terá 35 homens (entre agentes de trânsito e guardas), com apoio de seis viaturas, seis motocicletas, três painéis de mensagens variáveis e três reboques. No porto, a pista junto aos prédios da Avenida Rodrigues Alves será usada como ponto de táxi (para qualquer amarelinho). Já a pista junto ao cais estará interditada para a passagem de carros alegóricos. O esquema no porto e nos pontos turísticos terá ainda agentes do programa Táxi Legal, para coibir a cobrança de corrida “no tiro” (sem taxímetro).

— Os ônibus de turismo foram autorizados pela Receita Federal a parar dentro do cais. Os turistas que usarem esse tipo de serviço poderão embarcar e sair dali direto para visitar a cidade. O espírito é reduzir ao máximo a quantidade de gente em circulação na Rodrigues Alves — explica Osório.
Segundo a concessionária Píer Mauá, o terminal de passageiros terá dois navios atracados no sábado, oito no domingo, seis na segunda e quatro na terça-feira de carnaval. Com o pico de embarcações no domingo, a expectativa é que 40 mil pessoas circulem pelo cais e arredores somente nesse dia. O oitavo navio deverá chegar ao terminal às 14h. De acordo com a concessionária, os turistas deverão movimentar U$ 21 milhões na cidade. Para agilizar o atendimento aos turistas, a Píer Mauá anunciou ter fechado um acordo com as companhias marítimas, de modo a estabelecer um cronograma de desembarque, que prevê a liberação dos passageiros de maneira gradativa.

Nenhum comentário: