sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Greve atinge trabalhadores do Porto de Santos

Movimento envolve cerca de 4 mil trabalhadores; funções serão retomadas a partir das 13h
Da Redação, com Rádio Bandeirantesnoticias@band.com.br

Cerca de 4 mil trabalhadores do Porto de Santos estão em greve desde às 6h30 desta sexta-feira. Eles temem que o novo sistema de regras para a concessão de portos no Brasil cause desemprego e perda de direitos.

De acordo com o sindicado da categoria, uma determinação judicial que impediria a paralisação não chegou ao Porto de Santos. Por conta disso, os trabalhadores decidiram iniciar a greve e retomar as funções a partir das 13h.

Trabalhadores de outras cidades também protestam pelos mesmos motivos. No Rio de Janeiro, portuários da Companhia Docas chegaram a fechar a avenida Rodrigues Alves e avenida Rio de Janeiro, pela manhã.

As novas regras estão previstas em uma MP (Medida Provisória) que será votada em março, pelo Congresso. Representantes da categoria são contra dois pontos: as facilidades para que a iniciativa privada opere os terminais e as mudanças no regime de contratação, que atualmente é intermediado pelo sindicato.

Já o governo argumenta que a MP vai modernizar e reduzir os custos dos portos brasileiros, que são os mais caros do mundo. A ideia é começar a licitação dos terminais por Santos e Belém – juntos, eles movimentam quase um terço das cargas do país.


Fonte:http://noticias.band.uol.com.br

Nenhum comentário: