sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Governo e portuários fazem acordo, e greves são suspensas até dia 15



Ministro afirmou que licitação de áreas portuárias fica suspensa até a data.
Trabalhadores são contra MP que propõe novo marco regulatório para setor.



Felipe NériDo G1, em Brasília


O governo e representantes dos trabalhadores do setor portuário fecharam nesta sexta-feira (22)  acordo que suspendeu até o próximo dia 15 de março as greves nos portos do país. Nesse período, serão mantidas entre as duas partes as negociações sobre a medida provisória que altera a regulamentação do setor.
O ministro da Secretaria de Portos, JoséLeônidas Cristino, afirmou que até 15 de março o governo não vai dar continuidade a processos licitatórios para concessão de áreas portuárias à iniciativa privada, e os trabalhadores firmaram o compromisso de não realizar greves.
Portuários fizeram entre 7h e 13h desta sexta paralisações em 36 portos de 12 estados, segundo entidades que representam a categoria. Outra greve estava prevista para ocorrer na tarde da próxima terça-feira (26).
Os trabalhadores protestam contra a MP 595/12, que cria um novo marco regulatório para o setor e estabelece critérios para as concessões de terminais à iniciativa privada. O texto da MP gera insatisfação entre portuários porque desobriga os terminais privados de contratar trabalhadores por meio do órgão gestor de mão de obra, o Ogmo, e permite a contratação direta pelas empresas. O Ogmo é uma entidade sem fins lucrativos, responsável pelo cadastramento, registro e fiscalização da mão-de-obra dos trabalhadores portuários avulsos (que não têm vínculo empregatício com as companhias docas).



“Até o dia 15, não vamos fazer nem processos licitatórios, embora estudos vão continuar, e também não vamos fazer nenhum decreto em relação à regulamentação da medida provisória”, disse o ministro Cristino.
Nesta semana, o governo anunciou os 159 terminais de 24 portos brasileiros que vão ser privatizados. Dez vão ter a licitação aberta neste semestre (três no porto de Belém e sete no porto de Santos.
Representantes de oito entidades de trabalhadores portuários, mais a Central Única de Trabalhadores e a Força Sindical participaram da reunião com o governo. O acordo firmado com as entidades de trabalhadores também prevê que não seja executada a multa determinada pela Justiça devido à paralisação desta sexta.
Na noite desta quinta, a vice-presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST), ministra Maria Cristina Peduzzi, proibiu a categoria de paralisar os serviços portuários, sob pena de multa diária de R$ 200 mil.
A decisão em caráter liminar vale para as três federações que representam a categoria, além da Central Única dos Trabalhadores (CUT) e da Força Sindical. O despacho foi concedido após a União e sete companhias docas de diversos estados (PA, CE, RJ, BA, RN, SP, ES) ingressarem com ação cautelar contra a paralisação, informando que o prejuízo causado seria de R$ 67 milhões.
O deputado Paulinho da Força (PDT-SP), presidente da Força Sindical, participou da reunião com o governo nesta sexta e afirmou que, após o dia 15, as entidades poderão fazer “o que achar” melhor no que diz respeito às paralisações e às greves. “Nós queremos que o Ogmo seja para trabalhador público e privado. [...] A questão Ogmo é inegociável”, afirmou o deputado.
Na quarta-feira, foi instalada no Congresso Nacional a comissão especial que vai analisar a MP que faz alterações no setor portuário.  O prazo para a apreciação da matéria termina em 17 de maio. Na próxima sexta, o relator participa de nova rodada de conversa entre governo e trabalhadores no Palácio do Planalto.
Para José Adilson Pereira, presidente da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), a negociação deverá ter avanços.
“O governo recebeu todas as nossas propostas e na próxima reunião, já vamos conseguir debater tecnicamente os pontos que nós consideramos que devem ser ajustados na medida provisória”, disse Pereira.
Para ler mais notícias do G1 Economia, clique em g1.globo.com/economia. Siga também o G1 Economia no Twitter e por RSS.

Nenhum comentário: