segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

GCMs são afastados após confusão com skatistas em São Paulo; veja

 COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Um vídeo flagrou o momento em que ao menos quatro guardas civis metropolitanos se envolvem em confusão e usam spray de pimenta contra skatistas que andavam na praça Roosevelt, no centro da capital paulista. As imagens mostram ao menos um rapaz sendo imobilizado por um GCM --que não estava fardado.
Os envolvidos no caso foram identificados e afastados do serviço. Os guardas prestarão depoimento à Corregedoria Geral da Guarda Civil Metropolitana, que apura o caso.
O vídeo que flagra ação dos GCMs foi feito na última sexta-feira (4) e divulgado na internet por um dos skatistas envolvidos na confusão. A gravação mostra um grupo de quatro guardas civis imobilizando um dos rapazes e utilizando spray de pimenta contra outros jovens que protestavam contra a ação.

 
Em seguida, o GCM que trabalha à paisana xinga o jovem autor do vídeo. O guarda diz que reagiu depois que alguns skatistas atiraram pedras contra ele.
Os nomes dos guardas não foram divulgados. Em nota divulgada hoje, a Secretaria Municipal de Segurança Urbana informou que "não tolera condutas como a dos agentes envolvidos em ocorrência com skatistas na praça Roosevelt em 04/01/2013".
A pasta disse ainda que "as ações dos Guardas Civis Metropolitanos são pautadas pelo respeito ao cidadão e aos direitos humanos". Segundo a secretaria, denúncias sobre a conduta dos Guardas Civis devem ser encaminhadas à Corregedoria Geral da Guarda Civil Metropolitana, pelo telefone 3149-3804, e à Ouvidoria da GCM, no número 0800-7700263.

Fonte: UOL

Nenhum comentário: