quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

Guarda Municipal de Araraquara passará a utilizar armas não letais


COLABORAÇÃO PARA A FOLHA, DE RIBEIRÃO PRETO

A Guarda Municipal de Araraquara (273 km de São Paulo) começará a utilizar armas não letais (pistolas de eletrochoque) a partir de 2013.

O equipamento faz parte de um pacote de aquisições que a Secretaria Municipal da Segurança conseguiu a partir de um convênio firmado com o Ministério da Justiça, que liberou R$ 400 mil para o município.

"É uma verba específica para melhorar a organização dos municípios estruturados com secretarias de Segurança", afirmou o secretário da pasta em Araraquara, Eli Schiavi.
De acordo com ele, a verba não pode ser utilizada para a compra de veículos ou para a aquisição de armamento letal.

"Investiremos no mobiliário do auditório onde temos cursos, em novos computadores para as coordenadorias da guarda municipal e em rádios comunicadores", disse.
A secretaria também quer comprar três veículos comuns --autorizados pelo convênio. "Atualmente trabalhamos com veículos locados. A compra dos automóveis seria uma despesa a menos para o município", afirmou.

A quantidade de armas não letais a ser adquirida ainda não foi definida. Segundo o secretário, a compra de cada equipamento depende da autorização do Exército e da realização de um curso de capacitação para a sua utilização.

A Guarda Municipal de Araraquara conta atualmente com 90 profissionais. O prefeito reeleito Marcelo Barbieri (PMDB) estuda o aumento da corporação para a próxima administração.

Fonte: Folha UOL

Nenhum comentário: