segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Boas Referências "Um blog Intitulado..."

Concurso para Guarda Portuário deve ser prorrogado até 2014

Um dos nossos leitores levantou uma bola muito interessante. Mencionou num comentário a respeito do último concurso para Guarda Portuário. O cargo, de nível federal, tem salário-base de R$ 1.533,75 mais benefícios e o ocupante tem atribuições relativas à segurança interna dos portos.
O Concurso
De acordo com a Seport, Diretoria da Companhia Docas do Estado do Rio de Janeiro que cuida dos concursos e admissões na esfera portuária, o concurso do qual o nosso leitor falou ocorreu em maio de 2010 e tem validade até maio de 2012. O caráter da seleção era o de preenchimento do cadastro de reservas, mesmo assim, a Seport chamou oito dos aprovados.
A Reclamação
Infelizmente, é comum entre os concurseiros de plantão manifestações pela convocação de aprovados em concursos para preenchimento de cadastro de reservas. No entanto, sabemos que existe prerrogativa legal para que os órgãos responsáveis pelos editais chamem o número de aprovados tais quanto forem necessários – se forem.
Sabemos também – enfim – que promover uma seleção pública arrecada muito dinheiro dos candidatos por conta do pagamento das inscrições.
O que aconteceu, eu não sei. No entanto, vale o que está escrito. A Docas não é obrigada a chamar ninguém.
O défcit
Algo que já ouvi algumas vezes é que existe um défcit de quase 400 Guardas Portuários no Porto do Rio de Janeiro. Dizem que a coisa está tão feia, que existem cancelas desguarnecidas na zona portuária.
No entanto, é o que dizem. Mas vocês bem sabem que o que não se faz aqui no Portal Marítimo é achismo. Fomos atrás da informação e ligamos para a CDRJ, que nada nos informou sobre o assunto e não nos atendeu em ligações posteriores.
Expectativas
De acordo com a Seport, a expectativa é de que mais aprovados sejam chamados para o concurso atual, que deve ser prorrogado por mais dois anos. Ou seja, é provável que muito mais gente seja chamada.
Procuramos a AGPERJ, Associação dos Guardas Portuarios do Estado do Rio de Janeiro, para saber em que pé está a coisa e qual o posicionamento da classe em relação à situação do concurso, mas encontramos apenas um blog entitulado “Polícia Portuária Federal”, com notícias relacionadas.
Contatos
Quero deixar claro aqui que o nosso interesse é chegar à verdade dos fatos e não criar nenhum tipo de polêmica. Queremos contribuir com o debate sadio e produtivo. Sendo assim, peço a quem tiver interesse ou informações a respeito, que comente, contate, fale conosco. Esta matéria houve por conta de um comentário.
Um forte abraço!
Por Marcus Lotfi

Nenhum comentário: