sexta-feira, 10 de junho de 2011

Guarda Portuário conclui o XX-TPCC

O Guarda Portuário Fréres, lotado no porto de Itaguaí, alcançou a conclusão do 20ºTPCC, com coragem, perseverança e humildade . O curso, extremamente seletivo,  aconteceu na 5ª Superintendência da Polícia Rodoviária Federal a convite do próprio Superintendente Insp. Vital.
Guarda Portuário Fréres (ao centro)

Elogios da Dir. geral da PRF ao Guarda Portuário
Guarda Portuário recebendo seu BREVE da Dir. Geral da PRF Maria Alice do Nascimento
Comte. A. Cardoso "fixando com todo carinho o brevê

O curso de Técnicas Policiais de Combate ao Crime – TPCC  ocorre em regime de internato com as mais diversas privações, desde redução do sono até de alimentação, elevação máxima do estresse físico quanto emocional. Em fim, tivemos a oportunidade de mostrar que, a Guarda Portuária possui, em seus quadros funcionais, integrantes capazes e com perfil estritamente policial e tático.
Tamanho foi o sucesso e vibração do curso, que já estamos buscando outros candidatos para as próximas edições.

Abaixo segue um depoimento do Guarda Portuário que colhemos no ORKUT. O depoimento sofreu algumas correções de abreviações e acentuação gráfica.

Avante Guarda Portuária!

Marco Jamil



“Missão cumprida para a Guarda Portuária no vigésimo curso de Técnicas Policiais de Combate ao Crime.
Tudo o que se poderia esperar de positivo foi alcançado no curso. desde o elemento macro até o micro.
O macro pode ser resumido na abertura oficial do curso onde estavam presentes o CGO(coordenador geral de Operações da PRF), 3 Superintendentes regionais e a Diretora de Ensino do Departamento, entre outros "figurões" e a TODO momento era citado o nome de nossa instituição, como convidada no curso. inclusive com direito a convite para futuros cursos. e também no encerramento do mesmo (com direito a demonstrações de abordagens, OCD(Operações de Controle de Distúrbios) e Patrulhamento em Equipe) no qual estavam presentes além das autoridades supracitadas, a Diretora Geral da PRF Maria Alice Nascimento e o nosso SUPGUA CMDT Cardoso, que gentilmente "tomou" a vez da diretora PRF e me "safou" o brevê no peito.
No micro elemento a chegada de um Guarda Portuário(hein?!) gerou curiosidades no corpo de alunos, corpo este constituído de policiais e chefes de núcleos de operações especiais, já brevetados em BOPE, cursos em Israel, etc... MAS com o desenrolar do curso em q. iam havendo desistências e baixas por lesões mil, “o valente” do Guarda suportava o que tinha de suportar, alertando aos companheiros de turno que viriam( e virão) mais cascas-grossas em cursos futuros.
Pelo comentado deverão haver entre 2 e 4 TPCCs ainda este ano, então aos futuros candidatos algumas informações valiosas: o curso é em regime militar E internato total; o aluno vira um número e tem direito a nada; há privação de sono(dorme-se 4 hs por noite); os ensinamentos partem da premissa de q. o aluno é um policial experiente, então tem que correr atrás de conhecimento ANTES do curso; lacrimogêneo, pimenta, anti-motim, luz e som... direto; resumindo: É PEDREIRA!!!
além dos conhecimentos técnicos o curso prima por levar os alunos aos limites físicos e psicológicos.
No mais para quem gosta da área de segurança vai se esbaldar: controles de distúrbios com confrontos, tiro policial (PT-40 e 556), armamento não-letal(lançadores, granadas, anti-motim, etc), embarque-desembarque operacional de helicóptero(a 2 metros do solo), sobrevivência na selva(1 dia em jejum na serra), patrulhamento em equipe (usando a favela cenográfica do CEFAP), operação REAL na Dutra, e muito mais.
Então esta é A HORA DA GUARDA MOSTRAR A CARA!!!
Fico por aqui e agradeço a todos q. se envolveram no projeto e tenho certeza se envolverão nos próximos: desde meu chefe de Itaguaí insp. Clébio, aos gps Silvia, Jamil, Veiga(voz de veludo), culminando com nosso SUPGUA cmdt Cardoso,sem o qual nada disto seria possível e todos q. contribuíram para este chute inicial."




Nenhum comentário: