29/08/2012 - 10:56
Visando à Copa do Mundo de 2014 no Brasil, o Governo Federal criou o Sistema Integrado de Comando e Controle de Segurança Pública para Grandes Eventos, que está realizando reuniões em todas as cidades-sede. Os encontros têm por finalidade integrar todos os serviços de segurança pública durante as competições.
Para garantir a eficácia no sistema, o Governo Federal contratou a KPMG, empresa internacional de consultoria, que tem larga experiência em segurança para grandes eventos e, no contexto, vem realizando visitas às cidades-sede durante o mês de agosto, realizando estudos, análises e avaliações de riscos, e assim desenvolver os planos e protocolos
integrados de Segurança Pública e de Defesa Civil a serem implementados para os eventos que ocorrerão no Brasil nos próximos anos.
Em Manaus, os órgãos de segurança pública estão sob a coordenação da Comissão Especializada em Grandes Eventos – COESGE, que foi responsável pelo encontro realizado na sede da Polícia Federal, nos dias 23, 24 e 27/08, com a presença de representantes de todos os órgãos públicos correlacionados à matéria: Exército Brasileiro, Marinha do Brasil, FAB, PF, PRF, Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, ABIN, Defesa Civil, DefesaCivil/Manaus, UGP/COPA, MANAUSTRANS, ANVISA, INFRAERO, VIGIAGRO, RFB, SUSAM, DNIT, CNEN (IRD), ANTT, ANAC, SSP/AM, DETRAN, Ministério da Saúde.
A única empresa privada a participar da Comissão, e do Evento, foi o Porto Público de Manaus, pois administrada, via as Arrendatárias Estação Hidroviária do Amazonas e Empresa de Revitalização do Porto de Manaus, a infraestrutura portuária.
Durante a oficina temática, foram apresentados os investimentos da ordem de mais de R$80 milhões privados, em obras de revitalização do complexo portuário, que teve inicio em junho de 2001, quando as arrendatárias assumiram o Porto de Manaus.
Com onze anos à frente da administração do Porto, as Arrendatárias já possuem expertise para as operações pretendidas. O Diretor-Presidente Judson Drummond, fez questão de enfatizar que o Porto de Manaus tem larga experiência em recepcionar turistas internacionais e possui capacidade para receber diversos transatlânticos simultaneamente, conforme números demonstrados nos últimos anos. Drummond destacou também que caso o número de transatlânticos seja superior ao normal, poderão ser operados ao largo, a propósito de como ocorre em diversos portos do mundo.
Na oportunidade, o Diretor-Presidente falou sobre a importância de se resolver um problema crônico para nossa Região, que é a interdição imediata do porto clandestino da ironicamente denominada “Manaus Moderna”. ‘Porto’ este que, diariamente, coloca em risco a vida e desrespeita a dignidade de seus usuários, fazendo embarques e desembarques sem nenhuma segurança, conforto ou controle das entidades de segurança pública de nosso Estado.
“Este momento é extremamente oportuno para aplicar solução definitiva a este problema, pois a proximidade deste atracadouro irregular tem imenso potencial para colocar em risco ações de segurança que já são tomadas pelas arrendatárias, e exigidas pelo Poder Público, além de causar péssima imagem para nosso Estado e para o País, ante a expectativa que o evento está despertando na comunidade internacional”.
Dando continuidade à apresentação, o gestor de segurança Valmir Mendonça fez questão de destacar a importância da obtenção do certificado ISPS Code. “Não é possível falar de segurança portuária sem o certificado do ISPS Code”, que é o Código Internacional para Proteção de Navios e Instalações Portuárias, fator que qualifica a instalação portuária a operar internacionalmente.
Para receber a certificação de segurança em 2004, o Porto de Manaus atendeu às várias exigências da concedida e vigente ‘Declaração de Cumprimento para Certificação no ISPS CODE’, tornando, assim, a instalação segura para receber embarcações estrangeiras. A certificação foi revalidada em 05 de abril de 2012, conforme parecer da Comissão Estadual de Segurança Pública nos Portos, Terminais e vias Navegáveis (CESPORTOS).
Valmir também apresentou todas as ações de segurança realizadas na área portuária, tanto seca como molhada, as certificações, as qualificações que tornam o Porto Público de Manaus habilitado a operar legalmente no transporte de passageiros e cargas em todo território regional, nacional e internacional, além de garantir a sinergia com os órgãos de segurança pública, como preconiza o ISPS Code.
Ao final da apresentação, o Diretor-Presidente agradeceu a oportunidade de participar do evento, colocando o Porto totalmente à disposição para qualquer ação que vise aprimorar ainda amis a prestação de serviços para os turistas que participarão deste majestoso Mundial.
Para garantir a eficácia no sistema, o Governo Federal contratou a KPMG, empresa internacional de consultoria, que tem larga experiência em segurança para grandes eventos e, no contexto, vem realizando visitas às cidades-sede durante o mês de agosto, realizando estudos, análises e avaliações de riscos, e assim desenvolver os planos e protocolos
integrados de Segurança Pública e de Defesa Civil a serem implementados para os eventos que ocorrerão no Brasil nos próximos anos.
Em Manaus, os órgãos de segurança pública estão sob a coordenação da Comissão Especializada em Grandes Eventos – COESGE, que foi responsável pelo encontro realizado na sede da Polícia Federal, nos dias 23, 24 e 27/08, com a presença de representantes de todos os órgãos públicos correlacionados à matéria: Exército Brasileiro, Marinha do Brasil, FAB, PF, PRF, Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, ABIN, Defesa Civil, DefesaCivil/Manaus, UGP/COPA, MANAUSTRANS, ANVISA, INFRAERO, VIGIAGRO, RFB, SUSAM, DNIT, CNEN (IRD), ANTT, ANAC, SSP/AM, DETRAN, Ministério da Saúde.
A única empresa privada a participar da Comissão, e do Evento, foi o Porto Público de Manaus, pois administrada, via as Arrendatárias Estação Hidroviária do Amazonas e Empresa de Revitalização do Porto de Manaus, a infraestrutura portuária.
Durante a oficina temática, foram apresentados os investimentos da ordem de mais de R$80 milhões privados, em obras de revitalização do complexo portuário, que teve inicio em junho de 2001, quando as arrendatárias assumiram o Porto de Manaus.
Com onze anos à frente da administração do Porto, as Arrendatárias já possuem expertise para as operações pretendidas. O Diretor-Presidente Judson Drummond, fez questão de enfatizar que o Porto de Manaus tem larga experiência em recepcionar turistas internacionais e possui capacidade para receber diversos transatlânticos simultaneamente, conforme números demonstrados nos últimos anos. Drummond destacou também que caso o número de transatlânticos seja superior ao normal, poderão ser operados ao largo, a propósito de como ocorre em diversos portos do mundo.
Na oportunidade, o Diretor-Presidente falou sobre a importância de se resolver um problema crônico para nossa Região, que é a interdição imediata do porto clandestino da ironicamente denominada “Manaus Moderna”. ‘Porto’ este que, diariamente, coloca em risco a vida e desrespeita a dignidade de seus usuários, fazendo embarques e desembarques sem nenhuma segurança, conforto ou controle das entidades de segurança pública de nosso Estado.
“Este momento é extremamente oportuno para aplicar solução definitiva a este problema, pois a proximidade deste atracadouro irregular tem imenso potencial para colocar em risco ações de segurança que já são tomadas pelas arrendatárias, e exigidas pelo Poder Público, além de causar péssima imagem para nosso Estado e para o País, ante a expectativa que o evento está despertando na comunidade internacional”.
Dando continuidade à apresentação, o gestor de segurança Valmir Mendonça fez questão de destacar a importância da obtenção do certificado ISPS Code. “Não é possível falar de segurança portuária sem o certificado do ISPS Code”, que é o Código Internacional para Proteção de Navios e Instalações Portuárias, fator que qualifica a instalação portuária a operar internacionalmente.
Para receber a certificação de segurança em 2004, o Porto de Manaus atendeu às várias exigências da concedida e vigente ‘Declaração de Cumprimento para Certificação no ISPS CODE’, tornando, assim, a instalação segura para receber embarcações estrangeiras. A certificação foi revalidada em 05 de abril de 2012, conforme parecer da Comissão Estadual de Segurança Pública nos Portos, Terminais e vias Navegáveis (CESPORTOS).
Valmir também apresentou todas as ações de segurança realizadas na área portuária, tanto seca como molhada, as certificações, as qualificações que tornam o Porto Público de Manaus habilitado a operar legalmente no transporte de passageiros e cargas em todo território regional, nacional e internacional, além de garantir a sinergia com os órgãos de segurança pública, como preconiza o ISPS Code.
Ao final da apresentação, o Diretor-Presidente agradeceu a oportunidade de participar do evento, colocando o Porto totalmente à disposição para qualquer ação que vise aprimorar ainda amis a prestação de serviços para os turistas que participarão deste majestoso Mundial.
Fonte: Porto de Manaus
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