Caros companheiros de labuta, ao receber um e-mail, seu conteúdo me chamou a atenção pelo exemplo que é narrado.
Quem de nós já não teve um momento de arrogância e prepotência?
Espero que seja útil a TODOS NÓS, pois somente avaliando as situações e tendo sabedoria, poderemos abrir novas portas e fortalecer a nós mesmos.
Marco Jamil
-Prof. Carlos Alberto Maroueli - Uma das características mais marcantes dos empreendedores de sucesso é a perseverança.
Entretanto, há os que confundem essa qualidade com um grave defeito: a teimosia.
Perseverança revela firmeza de propósitos, já a teimosia é indício de um caráter arrogante e prepotente.
Um exemplo bem ilustrativo disso é uma história que nos foi enviada por e-mail e que relata um incidente ocorrido em outubro de 1995, próximo ao litoral de Newfoundland. A História contém um diálogo supostamente verídico, travado entre um navio da Marinha Norte-Americana e as autoridades costeiras do Canadá.
Os americanos começaram na maciota:
'Favor alterar seu curso 15 graus para norte a fim de evitar colisão com nossa embarcação'
Os canadenses responderam de pronto:
'Recomendo mudar o SEU curso 15 graus para sul'.
Ao ouvir a resposta do canadense, o americano ficou mordido:
'Aqui é o capitão de um navio da Marinha Americana. Repito, mude o SEU curso'.
Mas o canadense insistiu:
'Não. Mude você o curso atual'.
O negócio começou a ficar feio e o capitão americano berrou ao microfone:
'Aqui é o porta-aviões USS Lincoln, o segundo maior navio da frota americana no Atlântico. Estamos acompanhados de três destroyers, três fragatas e numerosos navios de suporte. Eu exijo que vocês mudem seu curso 15 graus para norte, ou então tomaremos contramedidas para garantir a segurança do nosso navio'.
O canadense calmamente respondeu:
'Aqui é um farol. Câmbio'.
Às vezes, a nossa arrogância nos faz cegos...
Quantas vezes criticamos a ação dos outros? Quantas vezes exigimos
mudanças de comportamento nas pessoas que nos rodeiam quando, na
verdade, nós é que deveríamos mudar nosso rumo?
Ninguém duvidará se dissermos que no meio empresarial existem inúmeros gestores que se comportam exatamente como o capitão do porta-aviões americano. Sua prepotência costuma conduzir as empresas em direção ao desastre e, mesmo assim, continuam insistindo em ações e exigências descabidas.
As marés do mercado mudam muito rapidamente, e atitudes inflexíveis podem lançar empresas de encontro aos rochedos econômicos que as levam a pique.
Antes de insistir em um ponto de vista, é melhor analisar toda a situação com mais cautela. Muitas vezes você se surpreenderá ao conhecer o outro lado da questão. E isso poderá evitar seu próprio naufrágio.
Outra atitude bastante desejável é ouvir e analisar outras opiniões, inclusive aquelas vindas dos subordinados, mesmo que sejam completamente divergentes das suas.
Crie, incentive e valorize este canal de diálogo. Ele lhe será muito útil.
Lembre-se que conquistar o respeito e persuadir é muito diferente de exigir obediência, o que, na maioria dos casos, é uma atitude altamente arriscada.
Defender um ponto de vista e ser perseverante é louvável, mas isso não implica necessariamente em ser inflexível e teimoso.
Como disse William Shakespeare 'Ser flexível não significa ser fraco ou não ter personalidade, pois não importa o quão delicada e frágil seja uma situação, sempre existem dois lados'.
Assim, antes de exigir que alguém mude o rumo, verifique se não é você quem está indo direto rumo ao desastre.
Pensemos nisso!
Nenhum comentário:
Postar um comentário