As obras de reforma e ampliação do Terminal
Marítimo do Rio de Janeiro para
atender à Copa do Mundo de 2014 têm previsão de
término para 2015. O
projeto tem por objetivo a implantação de píer em
formato de "Y" na área do
Porto do Rio de Janeiro, que seria capaz de receber simultaneamente seis
navios de passageiros que abrigariam 10 mil leitos
flutuantes para aumentar a
capacidade hoteleira da cidade.
Este projeto consta na Matriz de Responsabilidades
em 19 de julho de 2010,
seguindo compromisso celebrado entre o Ministério
do Esporte, o Governo do
Estado do Rio de Janeiro e Prefeitura Municipal do
Rio de Janeiro.
Ocorre, porém, que as obras deveriam ter começado
em maio de 2011 (com
término primeiramente previsto para dezembro de
2013), mas o processo de
licitação ainda nem terminou.
"A licitação do Porto do Rio teve
questionamento e impugnações por parte dos
licitantes. Faz parte de um processo licitatório.
Assim que liberado pela Justiça,
serão divulgadas as propostas de preço e anunciada
a vencedora do
processo", informou, nesta segunda-feira, a
Secretaria de Portos.
Atualmente, após atualização da Matriz realizada no
fim do mês de abril, a
previsão oficial é de início dos trabalhos em junho
deste ano. Já a conclusão da
obra ficaria para maio de 2014, a um mês da Copa.
assim justificando o
financiamento federal de R$ 314 milhões para a
obra, recurso que faz parte do
montante separado pelo governo para investir nas
obras de preparação do
Brasil para o Mundial de 2014.
Maio de 2014 é a previsão oficial que divulgam
Secretaria Nacional dos Portos,
Ministério do Esporte e Governo do Estado do Rio de
Janeiro. Não é o que se
observa, porém, no cronograma físico-financeiro da
obra, que consta no Edital
de Licitação 006-2010, que rege a empreitada.
Neste documento, que aponta quais devem ser as
atividades da obra, as datas
para execução e os respectivos pagamentos, consta
que o processo levará 34
meses. Ou seja, ainda que a obra tivesse início em
junho deste ano, só estaria
concluída em abril de 2015.
Tal atraso, se acontecer, deixará a cidade com 10
mil leitos a menos do que
espera para a Copa de 2014, já que esta é a
previsão do número de "leitos
flutuantes" que funcionariam em navios de
cruzeiro atracados no novo píer
durante o Mundial de futebol. prejudica o planejamento do Rio de Janeiro
para
a Copa. De acordo com pesquisa do IBGE (Instituto
Brasileiro de Geografia
Estatística), a cidade do Rio de Janeiro possui
atualmente 45,5 mil leitos.Ações
para ganhar mais eficiência.
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