Um incêndio atingiu um navio carregado de gás propeno no pier de uma área do Porto de Aratu em Candeias, na região metropolitana de Salvador, na noite desta terça-feira (17). Segundo a guarda portuária, o fogo foi propagado após uma explosão ocorrida durante o descarregamento de gás do navio Gold Miller.
Ainda segundo a guarda portuária, equipes dos bombeiros foram para o local combater as chamas. A Marinha e equipes do Pólo Petroquímico também foram encaminhadas. Nenhum dos 22 tripulantes do navio ficou ferido. Parte do porto ficou interditada. 
Um morador da região informou ao G1 que viu o momento da explosão. "Eu estava na praia quando ouvi a explosão e vi uma nuvem de fumaça muito preta saindo do navio", disse Nadson do Carmo.
Através de nota, a Companhia das Docas da Bahia (Codeba), responsável pelo porto, informou que os bombeiros e equipes da Marinha conseguiram controlar as chamas cerca de uma hora após o início do incêndio. Ainda de acordo com a Codeba, o fogo começou na unidade de reliquefação do navio (área interna). "A causa aparente [do incidente] seria uma falha no compressor desta unidade durante o carregamento de gás propeno, que estava sendo bombeado para ser exportado. Houve uma explosão, mas o acidente não resultou em vítimas", informa um trecho da nota da companhia.
A Codeba afirmou também que o incêndio ocorreu no píer do terminal de operação de gás e líquido, área pertencente à companhia, "com utilização pela empresa Tecmar, responsável pela operação de carregamento do navio, contratado para exportar o propeno produzido pela Brasken".
Segundo a Codeba, a área de operação de gás e líquidos do Porto de Aratu teve a sua operação suspensa. No entanto, foram mantidas as atividades nos terminais de sólidos, localizados a uma distância que não oferecia riscos.
De acordo com o representante do armador do navio, Ludwig Silva, a embarcação não corre risco de explosão e o incêndio já foi controlado.
Acidente em refinaria 
Dois trabalhadores ficaram feridos após acidente que aconteceu na manhã da sexta-feira (13), na Refinaria Landulpho Alves, afirma sindicato. A empresa fica localizada em São Francisco do Conde, na região Metropolitana de Salvador. Os funcionários foram encaminhados para um hospital da região. Ao G1 , o sindicato informou que o acidente foi ocasionado por conta de um incêndio que aconteceu em uma torre fracionadora.
Na quinta-feira (12), um outro trabalhador de uma outra refinaria sofreu queimaduras nas pernas ao ser atingido por um jato de vapor durante um procedimento, de acordo com informações do sindicato. Ele foi encaminhado para Hospital de Medicina Humana de Candeias. Não há informações sobre o estado de saúde da vítima. Os três trabalhadores estão afastados das atividades.