quinta-feira, 23 de maio de 2013

MINISTRO AUTORIZA ACORDO ENTRE CDRJ E PORTO NA FLÓRIDA


O Ministro dos Portos, Leônidas Cristino, participou hoje (22/05) da assinatura do Acordo Internacional de Portos Marítimo Irmãos firmado entre a Companhia Docas do Rio de Janeiro (CDRJ) e a Autoridade Portuária de Manatee, na Flórida. O acordo possibilitará o estabelecimento de linhas regulares de navegação entre os dois Portos, principalmente em função da grande importação de produtos brasileiros pela região.
dentro esq ministro autoriza acordo entre cdrj e porto.jpgO documento foi assinado pelo Presidente da CDRJ, Jorge Mello e pelo Diretor Executivo do Porto de Manatee, Carlos Buqueras. A partir de agora, os portos deverão trocar informações livres e abertas, referentes à movimentação operacional de carga e de turismo, planejamento e pesquisas desenvolvidas. Será criado ainda um grupo de trabalho para dar o acompanhamento necessário e colocar em prática as intenções deste acordo.
dentro direita ministro autoriza acordo entre cdrj e porto na florida.jpg
O Porto de Manatee fica localizado na costa oeste da Flórida a cerca de uma hora de da Cidade de Orlando. A região tem grande afluência de brasileiros, o que contribui para aumento substancial da importação de produtos e carga brasileira, com possibilidade de geração de grande volume de negócios por intermédio do Porto de Manatee. Tal possibilidade é ainda potencializada pelo grande congestionamento dos portos de Miami e de Everglades, em razão do grande crescimento urbanos das Cidades.
A proximidade do Porto de Manatee com o Canal do Panamá também possibilita a redução dos custos de transporte, permitindo maior agilidade na entrega das mercadorias e fácil conexão entre portos americanos e brasileiros.

dentro esquerda ministro autoriza acordo entre cdrj e porto.jpgO Porto Organizado de Manatee, diferentemente dos principais Portos do Estado da Flórida, ainda dispõe de grandes áreas para expansão e inclui em seu planejamento a construção de plataformas logísticas, conhecidas nos Estados Unidos como Centros de Distribuição. Estas instalações, por estarem mais próximas dos grandes centros urbanos daquele Estado, possibilitam um grande crescimento do Porto. Nesse sentido, o Termo de Cooperação hoje firmado possibilita o aumento do comércio entre os dois Países, em uma região de grande afluência de brasileiros.
Participaram também da reunião o Secretário de Gestão e Infraestrutura de Portos, Fernando Victor Castanheira de Carvalho, e o Assessor Internancional, José Newton Barbosa Gama.
Andrezza Barros
Chefe da Comunicação - SEP
(61) 9994.8791

Nenhum comentário: