segunda-feira, 30 de abril de 2012

A Guarda Portuária reunida em Fortaleza-CE

Como foi a primeira publicação encontrada na internet do evento ocorrido nos dias 27 e 28 em Fortaleza, decidi divulgar este resumo publicado pelos companheiros da Associação de Santos/SP - APROGPORT/SP.


A APROGPORT fez-se presente no I ENCONTRO NACIONAL DAS LIDERANÇAS ASSOCIATIVAS E SINDICAIS DAS GUARDAS PORTUÁRIAS DO BRASIL realizado nos dias 27 e 28 de abril de 2012.
Foram dois dias de intensas atividades, participando de palestras e discussões de extrema importância para o futuro da Guarda Portuária Nacional.
O encontro realizado pela Secretária Especial dos Portos (SEP), contou com a participação de diversas autoridades que no primeiro dia proferiram suas palestras. Entre elas destacamos a participação do superintendente da Guarda Portuária de Santos Ezio R. Borghetti, o qual foi bastante aplaudido ao termino do seu discurso e elogiado pelos presentes.
O evento iniciou-se às 08:30 hs para recepção e cadastramento, seguindo-se da abertura oficial do evento. Em seguida tivemos a palestra do Secretário Executivo da SEP, Sr. Mario Lima que abordou o tema: PAC Copa - Qual o papel da Guarda Portuária? Na sequencia a palestra do Cmte. Bastos sobre: O Porto Sem Papel e VTMS.
As 14:00 hs, após um intervalo, retornamos para a sequência de palestras com a participação do Cmte. Alfeu Cardoso (superintendente da Guarda Portuária do Rio de Janeiro) sobre a importância das Guardas Portuárias no Cenário da Segurança Pública Nacional, seguido da palestra do superintendente da Guarda Portuária de Santos, Sr. Ezio Ricardo Borghetti, que expôs as similaridades e diferenças entre a luta da Guarda Portuária e dos antigos Patrulheiros Rodoviários.  No encerramento dos trabalhos do primeiro dia contamos com a presença do Ministro dos Portos, Sr. Leonidas Cristino que partilhou com todos os presentes os avanços e a importância do setor portuário para a economia e crescimento nacional.
No segundo dia partimos para o Porto de Pecém. Participamos de uma apresentação das instalações locais através de projeções e em seguida de uma visita técnica. A tarde nos reunimos em plenária.
A decisão mais importante do Encontro foi a Fundação da Federação Nacional das Associações e Sindicatos das Guardas Portuárias.
Agradecemos os organizadores do evento e retornamos confiantes em nosso momento para a Guarda Portuária Nacional, com uma entidade representativa, organizada, profissional e democrática.

Fonte: APROGPORT












www.aprogport.com



Nenhum comentário: