sábado, 30 de março de 2013

Guarda Portuária Buscando a Excelência no RJ


Os Guardas Portuários do Rio de Janeiro, que sejam filiados à AGPERJ, terão um curso de grande importância no meio policial internacional. Quem nunca assistiu algum filme cujo policial numa simples conversa percebe incertezas nas falas do interlocutor?


Saibamos que a interpretação da linguagem corporal, é matéria obrigatórias nas mais renomadas escolas de investigação, entre elas, FBI, CIA, ABIN, MOSAD, entre outras.
 Segundo o site http://www.detectarmentiras.com.br que realizará a 100ª turma do curso de Detecção de Mentiras, a participação de entidades públicas foi grande na sua última edição:

Turma focada ao extremo, interagindo ao máximo, com presença feminina marcante em grupo que apesar de eclético com funcionários públicos das mais diversas áreas (DETRAN, Receita Federal, CEEE, Ministério Público, Governo do Estado), e privados (bancários, consultores, analista de sistemas, bióloga, médico e advogados), a tônica foi uma grande participação de operadores do Direito! Presenças dos meus irmãos Jefferson e Tatiana e do renomado professor Alexandre Salim e esposa eram alguns destes a emprestar prestígio ao curso!!

A PRF, aqui no Brasil, usa desta ferramenta em suas ações e abordagens policiais diárias, afinal, perceber o nervosismo em um condutor, é apenas um primeiro sinal de que alguma coisa não está muito correta.
Segundo Sérgio Senna do site http://linguagemcorporal.net.br Não é possível afirmar que alguém está mentindo, com segurança e responsabilidade, a partir de um único indicador como “coçar o nariz”, por exemplo.  Porém a “ferramenta” é amplamente utilizada no mundo. O autor também afirma “Na verdade, quando observamos a agitação de uma pessoa ou a redução de seus movimentos e gestos não significa que esteja necessariamente mentindo, mas que aquele assunto a mobilizou.

A ferramenta, bem conhecida, treinada e utilizada, certamente auxiliará os Guardas Portuários, que numa abordagem nos acessos dos portos brasileiros, certamente terão indicadores de que, naquela situação, a abordagem deverá ter uma atenção maior.
Vejo que os horizontes são amplos para a Guarda Portuária, e aos poucos, os governantes  começam a perceber a importância da segurança pública portuária. E se é para se pensar numa Guarda Portuária moderna, preparada e equipada, que pensemos grande, que pensemos no melhor, que nos preparemos da melhor forma.
Do mais, devemos focar em nossas atividades de fiscalização e patrulhamento ostensivo nos portos brasileiros, afinal, ter uma Guarda Portuária Nacional, bem preparada somente trará benefícios à economia nacional.

A AGPERJ estará ofertando aos seus associados no próximo mês os seguintes cursos do tema:

 Curso de Linguagem Corporal
DATA: 13 e 14 de abril
CIDADE: Rio de Janeiro - RJ
INVESTIMENTO: R$ 300,00
Vagas AGPERJ: 10 gratuitas
Curso de Identificação da Mentira
DATA: 20 e 21 de abril
CIDADE: Rio de Janeiro - RJ
INVESTIMENTO: R$ 300,00
Vagas AGPERJ: 10 gratuitas
Um ótimo domingo de Páscoa a todos os companheiros(as) Guardas Portuários(as) e Portuários(as) desse nosso Brasil.

Marco Jamil – Guarda Portuário/CDRJ
Graduado em Seg. Pública

Nenhum comentário: