segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Portuários invadem navio em Santos protestando contra o uso de chineses


Trabalhadores querem que trabalho seja feita com mão de obra da cidade. 
Embarcação chegou no Porto de Santos na sexta-feira (15).

Do G1 Santos
Novos equipamentos chegaram nesta sexta-feira, em Santos (Foto: Divulgação/Estúdio 58)Novos equipamentos chegaram nesta sexta-feira, em Santos (Foto: Divulgação/Estúdio 58)
Um grupo formado por cerca de 50 portuários invadiu um navio que trouxe equipamentos de Xangai, na China, para o Porto de Santos. Os trabalhadores protestam contra o uso exclusivo de mãe de obra chinesa na remoção dos equipamentos, o que segundo eles contraria o acordo entre os trabalhadores e o porto.
A invasão aconteceu na madrugada desta segunda-feira (18). Segundo previsão da administração do porto, os trabalhos de remoção dos equipamentos devem durar cerca de 22 dias. Os trabalhadores aguardam as autoridades portuárias para negociar. O navio chegou ao Porto de Santos na sexta-feira (15) carregando três portêineres, que são equipamentos usados na remoção de cargas dos navios, e 11 transtêineres, que servem para movimentar a carga já desembarcada.
Uma panfletagem sindical está sendo feita organizada pelo sindicato da categoria no Posto de Escalação, em Santos, e na Praça Mauá. A mobilização pede mudanças na Medida Provisória (MP) 595, conhecida como MP dos Portos. 

Segundo o sindicato, a intenção é esclarecer a sociedade sobre precarização do trabalho nos portos e perdas para as cidades portuárias devido a MP dos Portos, que está tramitando no Congresso Nacional.

Nenhum comentário: