sábado, 26 de janeiro de 2013

Rio de Janeiro se focaliza e reforça segurança de grandes eventos


Oito novos veículos blindados irão reforçar o esquema de segurança para os grandes eventos como a Jornada Mundial da Juventude e a Copa das Confederações, este ano, a Copa do Mundo 2014 e Olimpíadas 2016.

As Polícias Civil e Militar do Rio de Janeiro vão receber nos próximos meses, oito novos veículos blindados para reforçar o esquema de segurança para os grandes eventos que a cidade vai sediar, como a Jornada Mundial da Juventude e a Copa das Confederações, este ano, a Copa do Mundo 2014 e Olimpíadas 2016. O governo do estado abriu licitação para a compra dos equipamentos. Entre as empresas candidatas estão organizações sediadas na África do Sul, nos Estados Unidos, na França e em Israel. Até o momento, a israelense Global Shield apresentou o melhor preço. Agora, todas passam para outra etapa, de verificação de habilitação.
 Serão pagos 6,150 milhões de reais, o que corresponde a 28% do valor estipulado no edital, publicado em dezembro passado. Ao justificar a necessidade da compra, a Secretaria estadual da Casa Civil argumentou que os atuais blindados estão "obsoletos e/ou defasados comprometendo tanto as ações diárias, cada vez mais voltadas para a consolidação e pacificação de territórios de exclusão em comunidades antes dominadas pelo tráfico de drogas e armas, quanto àquelas envolvendo medidas contra a ataques assimétricos terroristas". Também alegou que "as particularidades da criminalidade da região e, mais recentemente, a responsabilidade de sediar grandes eventos (...) exigem do estado um grande investimento no reaparelhamento e modernização de suas polícias". O prazo de entrega dos blindados é de seis meses após a publicação do resultado da concorrência no Diário Oficial do Estado. O contrato também prevê a gestão e manutenção da frota por cinco anos. Apelidados de "Caveirões", seis blindados serão destinados às principais unidades especializadas da PM: quatro para o Batalhão de Operações Especiais (Bope) e dois para o Batalhão de Choque. Os dois restantes ficarão com a Coordenadoria de Recursos Especiais (Core), tropa de elite da Polícia Civil.
 Atualmente a PM conta com 16 veículos blindados, e a Polícia Civil, com quatro. Entre as principais vantagens dos novos blindados, o gerente de Projetos e Tecnologia do Bope, major Maurílio Nunes, destaca o nível maior de proteção antibalística (deverá suportar tiros de fuzil calibres 5.56 e 7.62); a exigência de um sistema de alimentação para o ar condicionado independente do motor, o que permitirá seu funcionamento mesmo com o veículo desligado; e tração nas quatro rodas. "Os atuais possuem tração 4 x 2, o que em muitos casos dificultava o nosso avanço, devido à topografia íngreme de várias comunidades. Além disso, quando forçava muito o motor, ele não dava conta de manter o funcionamento do ar condicionado, que quebrava com frequência", explicou o oficial, que integrou a comissão. Os carros ainda terão, no mínimo, duas câmeras externas com visão noturna e um display interno para vigilância.
Fonte: Jornal da Segurança

Nenhum comentário: