sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

ANTAQ reconhece a importância da Guarda Portuária


Caros companheiros da Guarda Portuária do Brasil,

Não pude divulgar antes por motivos estratégicos, mas aqui estou para divulgar mais um passo que a gloriosa dá em direção aos seus anseios.
No dia de 16 deste mês de janeiro, tivemos uma reunião com o Ex-Min. Pedro Brito e atual Diretor da ANTAQ para falarmos das implicações que a MP-595 impõe á nossa Guarda Portuária.
Pois bem, de forma direta, vou informar o que nos interessa:
Estivemos (eu, Vilmar e Dejacy) na ANTAQ e formos surpreendidos pela cordialidade e fidalguia de como o Dr. Pedro Brito no recebeu.
Ouviu-nos atentamente por quase uma hora e manifestou preocupação com a situação da GP diante da famigerada MP-595.
Fez elogios dizendo que se sente protegido nos portos e aeroportos brasileiros o que não podia dizer o mesmo, diante de algumas más experiências vivenciadas no exterior. Disse reconhecer a Guarda como uma polícia pacífica e ordeira*.

O Dr. Pedro Brito, após nos ouvir, fez suas considerações e comprometeu-se a nos manter informados dos acontecimentos. Por opção do Dr. Pedro Brito, o mesmo escolheu um de nós para ser um canal de conversação direta com ele, ou seja, as informações serão trocadas entre ambos. Nos perguntou também, diante das 9(nove) emendas sobre a Guarda portuária, qual a que gostaríamos que fosse aprovada.
Respondemos que essa avaliação poderia ser feita por ele próprio já que acabara de reconhecer a importância da segurança pública portuária.
Perguntado sobre o que ele próprio achava de uma subordinação direta da Guarda Portuária na ANTAQ o mesmo disse que talvez poderíamos esbarrar em situações jurídicas, mas que o momento não era interessante para se trabalhar o assunto.
Sugerimos então, que a ANTAQ pudesse fiscalizar a aplicação das regulamentações da Guardas pelo país. O que posso dizer no momento é que a sugestão foi muito bem recebida.
Por tanto, saímos com a sensação de dever cumprido e que colheremos bons frutos em breve.
Algumas informações sobre ações e compromissos abraçados pelo Dr. Pedro, infelizmente não poderei publicar nesse tipo de canal, pois precisamos preservar algumas ações e preservar as ações das interferências políticas perniciosas à nossa causa.


Estivemos (eu, Vilmar e Dejacy)  no MJ para falar de INFOSEG.
Alguns nós, foram desatados e parece que a “coisa” anda a partir de agora. Estivemos diante de coordenadores e analistas e fizemos o dever de casa.
Tivemos uma grata surpresa em saber que um dos Analistas INFOSEG, é amigo de infância do nosso colega DEJACY, atual presidente da AGPERJ, o que vai contribuir, e muito, com o aceleramento do processo.
O trabalho que os colegas de Santos fizeram foi fundamental para que o MJ pudesse conhecer quem é de fato que faz a Segurança Pública dos Portos brasileiros.

E aí vai minha humilde sugestão:

Porque não produzir um material semelhante e genérico e protocolar e todos os ministérios, secretarias de segurança, etc?

Fomos já apresentados à estrutura INFOSEG e, já estão todos do departamento, torcendo e trabalhando para a finalização do processo.

TUDO CAMINHA PARA QUE EM BREVE GUARDA PORTUÁRIA DO BRASIL ESTEJA NO INFOSEG.

Fizemos algumas andanças no Senado e na Camara, embora vazio e em recesso, fomos orientados pela assessoria do Sem. Paulo Paim a pressionar, a partir do começo de fevereiro, os novos presidentes das duas casas. Um deles é  o Sen. Renan Calheiros e o outro, ainda a ser definido da Camara. Nosso Porte de armas tem a possibilidade de ter o Veto da Pres. Dilma Rejeitado. DEPENDE DE NÓS.
Por tanto galera, vamos todos, eu disse todos, preparar um e-mail e preparar para, a cada dia da semana enviar a todos os Dep., Senadores e, principalmente, aos novos presidentes da Camara dos Deputados e Senado Federal.

Do mais, agradeço a todos pela confiança e em breve estarei, neste humilde blog, publicando mais um passo de vitória da Guarda Portuária.
*A narrativa da passagem foi elaborada com minhas próprias palavras.

Marco Jamil
Esp. Em Seg. Pública

Nenhum comentário: