domingo, 12 de fevereiro de 2012

Mas quem disse que a Guarda Portuária está esquecida????

Orgulho-me de ter acreditado nos sonhos da Guarda Portuária e iniciado, quando a frente da Associação do Rio de Janeiro, treinamentos independentes para integrantes da nossa corporação. Também em trazer para dentro de nosso QG, os melhores cursos táticos para a Segurança Portuária e o crescimento individual. No início, duvidamos, desacreditamos que uma corporação centenária, esquecida pelas administrações públicas pudesse ressurgir no cenário nacional.

Hoje contamos com dezenas de companheiros treinados, capacitados para situações específicas e adversas, inclusive as de alto risco individual e coletivo.
Foram cursos internacionais de Anti terrorismo, Contra Terrorismo, Defesa Pessoal de Alto risco, Progressão em Ambientes Hostis, Negociação em Ambientes Críticos com Reféns, situações em que envolvam produtos radioativos e nucleares, Inteligência e Contra inteligência, entre muitos outros que não me recordo nesta manhan de domingo.

Com isso, quem ganha? Ganha o profissional que sente-se mais seguro, capacitado, valorizado. Ganha a corporação, a Cia Docas, GANHA O BRASIL, pois somos uma corporação NACIONAL, trabalhamos em fronteiras econômicas INTERNACIONAIS e estamos subordinados à Secretaria dos Portos/Presidência da República.

No que depender de mim e que for provocado, levarei pessoalmente, se possível, em cada Cia Docas, em cada Associação de classe esses treinamentos. Avante Guarda Portuária, pois sua missão é grandiosa e nobre.

São centenas de milhares de passageiros marítimos que atracam em nossos portos. São milhões de toneladas de mercadorias de alto valor agregado que fazemos a escolta e guarnecemos, policiamos, isso mesmo POLICIAMOS. Estamos presentes 24hr do dia e 365 dias no ano para garantir a segurança de riquezas nacionais e estrangeiras. Por isso precisamos de capacitação de excelência, investimento no homem que ali exerce o poder da Autoridade Portuária que lhe é outorgada.

Nossos governantes e principalmente a nossa Presidenta da República precisa voltar seus olhos para nossos portos para a Guarda portuária, a nossa Segurança Portuária.
Temos profissionais altamente capacitados, e nos dispomos a colaborar para que um alicerce seja fincado nas esferas de comando. Precisamos de uma Coordenação ou Secretaria, ou sei lá o que for, mas precisamos de um líder Nacional que estude, estruture, cobre execuções, escolha profissionais de comando, gestores, não aqueles que por muitas vezes são escolhidos pela política, mas profissionais comprometidos com a nossa farda, com a técnica de segurança pública, que veja o ser humano como uma peça fundamental do sistema, que invista nos  aparatos de segurança, EPI´s e condições mínimas de execução, que faça acontecer.

Estamos de Pé e a Ordem àqueles que realmente estejam dispostos a unirem-se a nós para fortalecermos as redes de segurança de nosso País.
Vossa Excelência Srª Presidenta Dilma Roussef, Vossa Excelência Sr. Ministro Leônidas  Cristino, estamos a disposição e queremos fazer acontecer, contem conosco.

E para prestigiar aos colegas que, por muitas vezes fazem cursos custeados por eles próprios, abaixo algumas fotos de alguns Guardas e Inspetores Portuários do Rio de Janeiro que vestem a camisa, que acreditam no que exercem.

Marco Jamil - Guarda Portuário/RJ






















Nenhum comentário: