quinta-feira, 19 de julho de 2012

Câmara facilita pesquisa sobre proposições


O cidadão que pesquisar na internet o andamento das proposições em análise na Câmara terá acesso mais fácil a diversas informações – inclusive conteúdos multimídia – relacionadas às propostas. Tudo em apenas uma tela, apresentado de forma simples. O novo recurso, denominado Proposição Multimídia, insere-se em um conjunto de ações da Câmara voltado para a cidadania, com base no princípio da transparência.
O site da Câmara possui uma extensa coleção de informações sobre as proposições apreciadas na Casa, que vão além dos dados de sua tramitação. O problema é que tais informações estavam espalhadas pelo portal, obrigando o usuário a fazer diversas buscas.
Com o Proposição Multimídia, o acesso a esses dados passa a ser feito de forma direta, tornando desnecessária a navegação por uma série de páginas.
Passo a passo
Para encontrar as informações de uma proposição – projeto de lei, medida provisória, proposta de emenda à Constituição etc –, basta que o usuário coloque o número da proposta, seguido do ano de sua apresentação. A tela seguinte mostrará toda a tramitação do texto, além de discursos parlamentares sobre o tema e notícias – inclusive áudio e vídeo, caso a rádio e a TV Câmara tenham realizado coberturas do assunto. Há ainda a opção de buscar novas informações sobre a proposição em outros órgãos, como o Senado Federal.
Nessa pesquisa, caso o usuário não saiba o número da proposição, deverá optar pelo item Pesquisa Completa. Na nova tela, deve-se preencher o quadro Pesquisa por Assunto, com o tema a ser pesquisado (por exemplo, “fator previdenciário”, “trabalho escravo”).
Interatividade
Na chamada "ficha de tramitação", também estarão listados os diversos canais de interação oferecidos pela Casa para que o cidadão opine e dê sugestões sobre os temas em discussão. Exemplo disso são os fóruns de discussão do portal e-Democracia, as enquetes promovidas pela Agência Câmara e as consultas realizadas por meio do telefone 0800.
O novo recurso é resultado das ações do Programa Governança Legislativa, considerado prioritário pela Câmara no seu planejamento estratégico de 2012.

Fonte:www2.camara.gov.br

Nenhum comentário: