Nesta quinta-feira passada, 17 de junho, ocorreu no auditório do Instituto Nacional de Pesquisas Hidroviárias – INPH, o seminário de Segurança Portuária no Rio de Janeiro onde tivemos a oportunidade de conhecer como tema “A obtenção da Certificação do ISPS-CODE pelo Porto de Santos/CODESP”. O evento planejado e executado pelo Superintendente da Guarda Portuária do Rio de Janeiro o Capitão de Mar e Guerra T-R1 Comte. Alfeu Cardoso, ultrapassou as expectativas.
Brilhantemente o Superintendente da Guarda Portuária do porto de Santos, o Capitão de Mar e Guerra FN-R1 Celso Simonetti, palestrou sobre o tema a diversos empresários, representantes de empresas arrendatárias, representantes da polícia Rodoviária Federal, Guardas Portuários de Angra, Itaguaí e Rio de Janeiro. Estiveram também abrilhantando o evento o Presidente da Unapportus, Sr. Vilson Balthar, o Presidente do Sindicato dos Portuários do Rio de Janeiro, o Presidente da Intersindical Sérgio Giannetto e o representante da Associação dos Guardas Portuários do Rio de Janeiro o GP Gustavo Miranda e representantes da CESPORTOS do Rio de Janeiro, na figura ilustríssima do competente AG-DPF Sr. Eliseu Cardoso.
O evento, primeiro no Brasil, teve grandes repercussões no meio empresarial, onde demonstrou-se ostensivamente que, os empresários envolvidos diretamente nas operações portuárias manifestaram o total apoio no investimento e fortalecimento da Segurança Portuária/Guarda Portuária.
Pedidos e ofertas de incentivos aconteceram para que este tipo de evento ocorra, não só no Rio de Janeiro, mas em outros Estados Brasileiros.
O evento foi importante para que pudéssemos ter a dimensão de como se trata o ISPS-CODE em um porto organizado e a importância das Guardas Portuárias no contexto ao que lhe cabe. A mensagem causou tanto impacto que, alguns empresários vislumbraram novas oportunidades e outros começaram a perceber a importância de um controle de acesso mais rigoroso, ágil e seguro.
A Empresa B3boat, uma das participantes do evento, após conhecer as atribuições da Guarda Portuária descritas na portaria 121 da SEP, já se propôs a desenvolver uma embarcação exclusiva para as Guardas Portuárias. Esta empresa, empreendedora no mercado náutico,atualmente vem desenvolvendo projetos para o Governo Federal.
Na oportunidade da abertura, de possa da palavra, o SUPGUA A.Cardoso, enfatizou os grandes avanços da sua gestão a frente da Guarda Portuária na CDRJ. Anunciou a finalização do processo do pregão de treinamento dos integrantes da Guarda Portuária, onde se aplica a portaria-dpf 613, bem como, a aquisição de 100 TASERs, Sprays de Pimenta Orgânicos, treinamento e implantação das tonfas, coletes balísticos, reforma das viaturas, cursos, etc.
Em fim, o seminário terminou com a certeza de que, a Segurança Pública Portuária carece de uma organização, uma padronização onde somente será possível alcançar seus objetivos tendo uma comissão de trabalho na SEP que fale desta matéria tão importante que garante a segurança das pessoas e das riquezas dos nossos portos.
Segurança com Responsabilidade.
Marco JAMIL
Nenhum comentário:
Postar um comentário