segunda-feira, 27 de junho de 2011

Pré-sal fará Petrobras investir mais em logística

Texto atualizado em 26 de Junho de 2011 às 22h05
da Reportagem
Portogente
O gerente-geral de logística da Petrobras, Ricardo Albuquerque Araújo, em recente evento empresarial em São Paulo, explicou que parte dos investimentos totais da empresa, 224 bilhões de dólares previstos para o período de 2010 e 2014, será destinada para aprimoramento logístico.

A Petrobras deverá investir cerca de 350 milhões de dólares em um terminal flutuante para escoar a produção do pré-sal a partir de 2013. A instalação será construída entre Rio de Janeiro e São Paulo, uma vez que não é possível ampliar os terminais deSão Sebastião (São Paulo) e de Angra dos Reis (Rio de Janeiro).

A produção de petróleo da Petrobras deve ficar em torno de 4 milhões de barris em 2014. O prognóstico para 2020 é de uma produção de mais de 5 milhões de barris de petróleo, sendo 1,07 milhão de barris provenientes do pré-sal, acrescentou Albuquerque.

AeroportoA Petrobras pretende inaugurar, em 2014, o aeroporto de São Tomé, Rio de Janeiro, construído pela estatal. Também faz parte dos planos da petroleira ampliar as operações do aeroporto de Cabo Frio, confirmou o gerente-geral de logística da companhia, Ricardo Albuquerque Araújo.

Para 2016, a empresa espera iniciar operações de um porto em Ubu, Espírito Santo, e de mais um aeroporto no sul do Rio de Janeiro. O plano de investimentos em infraestrutura da empresa ainda conta com o início da operação de um porto no litoral paulista e um aeroporto adjacente à base portuária da região para 2017.

“Em 2017, vamos iniciar operação em porto nos arredores de Santos, praticamente no Guarujá”, informou Albuquerque ao participar do 6º Encontro de Logística e Transportes da Fiesp. Na lista de investimentos para 2018 está a operação de outro porto no sul da cidade do Rio de Janeiro.

* Informações da Fiesp

Nenhum comentário: