Indispensavelmente é o preparo dos Guardas Portuários para o bom exercício de suas atribuições, que diga-se de passagem não são poucas.
O treinamento, a tecnicidade, a parceria com as demais forças de segurança pública é essencial.
Os grandes eventos estão aí, no próximo passo, e aí pergunto:
COMO AS CIAS DOCAS ESTÃO PREPARANDO A SUA GURDA PORTUÁRIA PARA A RECEPÇÃO E ACOMODAÇÃO DE MILHARES DE TURISTAS EM SEUS BERÇOS DE ATRACAÇÃO? QUAIS OS TREINAMENTOS E COM QUE FREQUÊNCIA OS AGENTES DE SEGURANÇA PÚBLICA PORTUÁRIA ESTÃO SENDO SUBMETIDOS E AVALIADOS?
Perdoem-me as letras garrafais que acima apliquei, mas vejo que, em raríssimas exceções a segurança é levada a sério. A Segurança Portuária carece de diretrizes mais contundentes, mais taxativas e fiscalizadas no seu efetivo cumprimento.
Até o momento, não sabemos de nenhuma Guarda Portuária que foi convocada a integrar os trabalhos estratégicos da Secretaria Especial de Mega Eventos SESGE-MJ, com exceção da segurança orgânica (vigilância privada) do porto de Manaus(?!).
Não que os colegas do porto de Manaus não devam fazer parte, mas o que quero dizer é:
Um porto que tem sua administração privada, bem como sua segurança, estão efetivamente fazendo parte da SESGE, estão preocupados com a segurança do seu terminal, fazem cursos de reciclagem 4 vezes por ano.
No caso das Cias Docas, as ações de capacitação ainda são tímidas e isoladas.
E a Guarda Portuária do Brasil?
Como podemos criticar uma gestão como a que veremos logo abaixo?
O Pres. da AGPERJ abrindo o 2º Curso de Liderança para Inspetores da GUAPOR/RJ
ministrado pelo Superintendente SUPGUA Comte. A. Cardoso
Inspetores da Guarda Portuária no 2º Curso de Liderança oferecido pela AGPERJ em parceria com a ABRAPAMAções isoladas como a da Associação dos Guardas Portuários do Rio de Janeiro –AGPERJ que busca ofertar treinamento aos seus associados são meritórias de aplausos, mas não é o bastante. Todo o efetivo da Guarda Portuária do Brasil deve ter seu efetivo capacitado, treinado e motivado.
Enquanto a ficha não cai, voltemos nossos olhos àqueles eu realmente valorizam a capacitação individual e coletiva da nossa gloriosa Guarda.
Parabéns CDP que busca constantemente condições técnicas de sua Guarda, Parabéns AGPERJ que oferece aos seus associados treinamento de excelência, Parabéns ao Porto de Manaus que recicla constantemente os seus agentes de segurança, parabéns à gestão da Superintendência da Guarda Portuária do Rio que vem engendrando cursos e capacitação aos Inspetores da Guarda Portuária do Rio de Janeiro.
PARABÉNS A ESSES QUE REALMENTE FAZEM A DIFERENÇA E DEVEM SER SEGUIDOS COMO EXEMPLO POR TODO O BRASIL.
Marco Jamil
Guarda Portuário - CDRJ
Graduando em Seg.
Pública
CDP ganha scanners da Polícia Federal
Na foto, o Diretor Presidente da CDP, Carlos José Ponciano da Silva, e o Superintendente da PF/PA,Valdson José Rabelo, durante a assinatura do Termo de Transferência.
No dia 25 de setembro foi realizada na sede da Companhia Docas do Pará, cerimônia na qual o Departamento de Policia Federal através da Superintendência Regional do Estado do Pará, tendo a frente seu titular Dr. Valdson José Rabelo, transferiu para a CDP três conjuntos completos de scanner de bagagem. Tais equipamentos serão instalados nas unidades portuárias da CDP em Vila do Conde, Belém e Santarém. A utilização desses equipamentos em substituição as inspeções visuais possibilitará uma significativa diminuição do tempo de espera para embarque e desembarque de passageiros e tripulantes que utilizam as instalações portuárias da CDP, garantindo também maior segurança a todos esses passageiros e tripulantes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário