domingo, 25 de julho de 2010

Muito BOM! Mas Onde entra a ESTRUTURAÇÃO da GUARDA PORTUÁRIA?

Petrobras pode ter área no porto do Rio para escoar cargas para pré-sal


PUBLICIDADE



CIRILO JUNIOR

DO RIO

O porto do Rio de Janeiro estuda reservar um terminal apenas para atender à indústria do petróleo. A Companhia Docas do Rio de Janeiro, responsável pela administração do porto, e a Petrobras avaliam ampliar a movimentação de carga para as sondas que estão explorando a camada pré-sal, na bacia de Santos.

O porto vem sendo usado pela estatal petrolífera há dois meses, e diante da demanda crescente, está sendo preparada uma licitação para o arrendamento de uma área no terminal.

"As áreas jurídicas de Docas e da Petrobras estão avaliando a licitação de uma área. Tudo leva a crer que, pela demanda, haverá o arrendamento", afirmou o diretor de engenharia e gestão portuária de Docas, Hélio Szmajser.

Com a saturação do terminal de Macaé, no norte fluminense, e do porto de Angra dos Reis, no sul do estado, a Petrobras também passou a utilizar o Porto do Rio para o envio de carga para as 12 sondas que realizam atividades de exploração na bacia de Santos. São 5 mil toneladas por mês, que são tarifadas normalmente, sem diferenciação.

A área que seria voltada para as atividades offshore ocuparia uma região praticamente ociosa no porto, onde são estocados produtos siderúrgicos. Um dos armazéns do porto poderá ser demolido para abrigar o novo terminal.

A demanda das atividades exploratórias na camada pré-sal vai crescer, e com o possível arrendamento de um dos terminais, a ideia é que 24 sondas da Petrobras sejam supridas pelo porto. O presidente de Docas, Jorge Luiz de Mello, estimou que, mesmo assim, a Petrobras terá que buscar outras soluções.

"Nossa capacidade vai ser inferior à demanda. Creio que a Petrobras vai ter que buscar outras alternativas", observou.

O Porto do Rio receberá, até 2014, investimentos de aproximadamente R$ 600 milhões para ampliação de capacidade para receber cargas e passageiros, aumento de calado e melhoria de infraestrutura. A partir de março do ano que vem, o porto receberá navios de maior porte, de até 8.500 Teus (unidade de medida equivalente a um contêiner de 20 pés).

Com isso, a expectativa é que a movimentação de cargas no porto cresça de 15% a 20% por ano. Em 2009, foram 6,7 milhões de toneladas. De janeiro a maio deste ano, esse movimento ficou em 2,8 milhões de toneladas.



Fonte:     http://www1.folha.uol.com.br/mercado/769077-petrobras-pode-ter-area-no-porto-do-rio-para-escoar-cargas-para-pre-sal.shtml

Nenhum comentário: