Com um atraso de pelo menos seis anos em relação ao prazo original, o Porto de Santos, em São Paulo, deve finalmente receber em 2010 o certificado de segurança ISPS Code. A novidade é que a Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp) fechará os portões de acesso ao longo do mês de julho.
Só estará no cais quem realmente vai trabalhar e ninguém poderá entrar com documentos de outro portuário, prática comum e, apesar do costume, ilegal. O presidente do Conselho de Autoridade Portuária (CAP) do Porto de Santos, Sérgio Aquino, explica que os portões de acesso serão trancados a partir de 19 de julho na Alemoa, Valongo e Saboó.
Terá acesso ao porto quem portar um cartão magnético da Codesp. No dia 20, chega a vez de Outeirinhos, Macuco e Estuário. Por fim, dia 21 cerram-se os portões do corredor de exportação e de acesso aos terminais.
Nenhum guarda portuário poderá facilitar o acesso de pedestres. Os trabalhadores portuários avulsos serão escalados de forma eletrônica, sem exceção. Se tudo isso for feito sem atropelos nem incidentes, a Comissão Nacional de Segurança em Portos (Conportos) visitará Santos nos dias 30 e 31 de agosto.
Caso nestes dois dias nada saia errado, o porto santista receberá o certificado ISPS Code. “Não teremos mais a história de um portuário entrar com o documento de outro e trabalhar no lugar dele. É pela segurança”, frisou Sérgio Aquino.
fonte: http://www.portogente.com.br/comente/
Um comentário:
MUITO BOOMMM!!!!
Postar um comentário