sexta-feira, 7 de setembro de 2012

A Guarda Portuária precisa de gente assim!

PARABÉNS ARANHA! LHE DESEJAMOS UMA ÓTIMA GESTÃO A FRENTE DO POLICIAMENTO DA GPORT. PONHA EM PRÁTICA TUDO AQUILO QUE SEMPRE LUTAMOS. SE PRECISAR, É SÓ CHAMAR.

PARABÉNS AO NOVO PRESIDENTE DA CODESP. A GUARDA PORTUÁRIA PRECISA DE GENTE COMO O ARANHA, QUE VESTE A CAMISA E BUSCA O OBJETIVO, FAZ ACONTECER.

JAMIL

MUDANÇA NA GERÊNCIA DA GPORT

SEGURANÇA PÚBLICA PORTUÁRIA / GUARDA PORTUÁRIA / NOTÍCIA



Nesta quinta-feira (06/09) o Presidente da Companhia Docas do
Estado de São Paulo – CODESP, assinou a Resolução que nomeou
Luiz Roberto Gomes como novo Gerente de Policiamento da Guarda
(GPG), em substituição ao Inspetor Messias Batista.

Luiz Roberto Gomes, conhecido como “Aranha”, é Rondante da Guarda
 Portuária, e atualmente estava exercendo o cargo de Diretor Sindical no
 Sindicato dos Trabalhadores Administrativos em Capatazia, nos Terminais
 Privativos e Retroportuários e na Administração em Geral dos Serviços 
Portuários do Estado de São Paulo – SINDAPORT.

Antes de assumir o cargo no Sindicato, Aranha foi um dos fundadores e 
o 1º Presidente da Associação Profissional da Guarda Portuária do
 Estado de São Paulo – APROGPORT.

A mudança tem o apoio do Sindicato e da Associação da Guarda, entidades
 estas que desde a saída do antigo Superintendente da Guarda Portuária, 
Celso Simonetti Trench Júnior, reivindicavam também a mudança da gerência
 de policiamento.




Gomes, então como diretor do Sindaport sempre foi um bravo combatente
 contra as irregularidades cometidas pelo antigo Superintendente. A frente 
da Aprogport, foi um dos líderes do Movimento “O Trânsito É Nosso”, onde
 a sua atuação política permitiu o convênio no qual a Guarda Portuária pode
 continuar atuando e multando na área portuária.

Fonte: Segurança Portuária em Foco

quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Inspetores da Guarda Portuária do Rio de Janeiro Avançam

Enquanto o clima nacional dos portuários é de incertezas quanto a privatizações ou concessões, a Guarda Portuária do Rio de Janeiro avança, se especializa.
Nesta semana foi ministrado o I Curso de Gestão para Inspetores da Guarda Portuária do Rio de Janeiro onde os Inspetores tiveram a oportunidade de voltar a sala de aula e ter acesso às doutrinas da administração moderna.
Com muita empolgação, foram 16h de treinamento onde o Comte. A. Cardoso pôde compartilhar e trocar experiências com a equipe presente.
A motivação e a surpresa foi gratificante a todos a tal ponto que, quase que de imediato, os Inspetores solicitaram ao presidente da AGPERJ mais cursos do Superintendente.
Com uma nova turma já agendada, parece que todas as 20 vagas já foram preenchidas, com uma demonstração de união e vontade de acessar novos conhecimentos. Já especula-se uma terceira edição do curso, pois o objetivo do Comte. A.Cardoso é levar a todos os inspetores o conhecimento de Liderança e despertar a vontade de se atualizar.
 
A Guarda Portuária merece ser valorizada, merece ter acesso às informações, merece se especializar, afinal, trabalhamos nos Gates de acesso marítimo do mundo.
 
Parabéns a todos os inspetores que acreditaram em si mesmos e participaram desta primeira edição de treinamento.
 
Vem mais por aí!
 
Valew AGPERJ. É assim que a gente avança.


 

Marco Jamil


Fotos da sala de aula com o Comte. A. Cardoso a frente da turma




ISPS-code em Paranaguá


Acesso aos portos do Paraná fica mais rigoroso
Texto publicado em 06 de Setembro de 2012

A partir do final deste mês, o controle de acesso de pessoas e veículos na faixa portuária de Paranaguá e Antonina ficará mais rigoroso. A medida da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa) atende o que determinam o Código Internacional para Segurança de Navios e Instalações Portuárias (ISPS Code) e a Receita Federal do Brasil.
Entre as novas medidas de controle, previstas na portaria número 30 da Receita Federal, está a proibição de entrada de pessoas “se inexistir motivação para adentrá-lo”. Além disso, as pessoas habilitadas a entrar deverão ser conduzidas até o local de destino, não sendo possível o acesso a pé.

Guarda Portuário efetua a fiscalização - Prevenção a crimes internacionais

Os veículos que solicitarem acesso à área portuária devem ser previamente credenciados, sendo “vedada a entrada de veículos particulares nos recintos”. De acordo com o documento da Receita, “se houver mais ocupantes do veículo além do condutor, estes deverão descer e passar a pé pelos pontos de entrada e saída de pessoas”.

Ainda segundo as portarias número 30 e 31, da Receita Federal, as pessoas deverão utilizar crachás, diferenciados por letras e cores, de acordo com a área de acesso na zona primária. Os crachás – seguindo os moldes sugeridos pela Receita – estão sendo confeccionados pela Appa. As catracas, assim como o circuito fechado de TV (sistema de monitoramento e vigilância, que auxiliará no controle) estão passando por manutenção e até o final do mês estarão completamente aptos a esse controle mais rigoroso.

“Essa mudança nos procedimentos de acesso à zona primária não é apenas importante para atender às determinações internacionais e nacionais. Representa proteção ao patrimônio do Estado e dos paranaenses”, afirma o superintendente da Appa, Luiz Henrique Dividino. “Com mais controle, combatemos os ilícitos, nos prevenindo contra o contrabando, descaminho e outros atos ilegais que possam vir a ocorrer. É mais segurança para as pessoas, as operações, as cargas e as instalações”, completa.

Fonte: Portogente

quarta-feira, 5 de setembro de 2012

A Gloriosa Brilha mais uma vez

SEGURANÇA PÚBLICA PORTUÁRIA / GUARDA PORTUÁRIA / NOTÍCIA


                                                                   Terminal da Pérola
No dia 26/08, um homem foi atropelado por um trem e morreu, na área portuária de Santos. Ele fugiu de casa durante a madrugada levando o filho Ezequiel.
Roberto de Melo Santos, de 34 anos, foi atropelado, de madrugada, por um dos trens da Ferrovia Centro Atlântica (FCA). O acidente aconteceu próximo ao Terminal Pérola, nas imediações do Armazém 12. O condutor ouviu gritos e parou o veículo. Ele acionou a Guarda Portuária após constatar o acidente, que ocorreu às 5h28.
Por volta das 10h, uma criança de 2 anos, desacompanhada, foi vista por trabalhadores do armazém andando em uma esteira elevatória do porto, localizada a 12 metros de altura. Apesar da cena assustadora, populares conseguiram resgatar a criança.
 
Mulher procura marido e filho na Delegacia. 
 
 
Alexandra Sabo da Silva, de 26 anos, amanheceu no 1º Distrito Policial, onde havia comparecido para tentar localizar o seu marido e o filho Ezequiel, de 2 anos de idade,
“Deixei o telefone com o policial e fui ver se os encontrava, quando recebi a informação que haviam achado uma criança pequena no porto. Quando cheguei lá, não acreditei, fiquei espantada com o local onde meu filho estava”, confessa.

Descoberta
 
 
Inicialmente, porém, a polícia não havia feito a ligação entre a mulher que buscava notícias do marido e do filho desaparecidos e o homem morto atropelado pelo trem.
Os casos só foram relacionados quando guardas portuários retornaram ao plantão policial para informar sobre a localização de uma criança. Foram eles que indagaram a possível relação entre o menino e a mãe que chorava na delegacia. Eles haviam observado a presença de Alexandra no local enquanto formalizavam o Boletim de Ocorrência do atropelamento.
De acordo com o boletim inicialmente elaborado pela polícia, a vítima do atropelamento seria um morador de rua, encontrado sem identificação. O B.O. apontava o homem como branco, com cerca de 1,65 metros de altura, vestido com calça jeans e camiseta amarela.
O acidente com Roberto foi registrado no 1º DP de Santos como homicídio culposo, quando não há intenção de matar. 

Veja o vídeo exibido no Telejornal A Tribuna

 
Fonte: Segurança Portuária em Foco

Avante Portuários do Brasil


Ministra da Casa Civil recebe trabalhadores portuários

Credito da foto: Paulo H. Carvalho/Casa Civil PR
A ministra da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, recebeu em audiência na sede do órgão, nesta quarta-feira (5), representantes de trabalhadores portuários das três federações – Federação Nacional dos Portuários (FNP), Federação Nacional dos conferentes e consertadores de carga e descarga, vigias portuários, trabalhadores de bloco, arrumadores e armadores de navios, nas atividades portuárias (Fenccovib) e Federação Nacional dos Estivadores (FNE). O ministro da Secretaria de Portos (SEP), Leônidas Cristino, esteve presente na ocasião.
As entidades reivindicam a participação nas discussões do governo para os portos. Os trabalhadores estão preocupados que as medidas previstas para o setor possam impactar na relação trabalhista.
A ministra garantiu a categoria que os Orgãos Gestores de Mão de Obra (Ogmo) não serão extintos. Já sobre a possível privatização das companhias Docas, a ministra disse que o governo pretende profissionalizar a gestão portuária e que pode terceirizar algumas atividades, mas não entrou em detalhes.
Gleisi falou ainda sobre a necessidade de investir em infraestrutura para aumentar a competitividade dos portos brasileiros. Sobre as notícias veiculadas na imprensa, a ministra destacou que várias propostas estão sendo estudas, mas nada foi definido.
Quanto à flexibilização do Decreto nº 6.620/2008, para permitir que os terminais privativos fora da área do porto organizado operem, livremente, com cargas de terceiros, a ministra declarou que faz parte dos planos do governo, pois há a necessidade de compatibilizar terminais públicos e privados.

Na oportunidade, a Federação Nacional dos Portuários (FNP) entregou a ministra “Proposta de Reestruturação e Modernização da Gestão Portuária”, estudo da subseção do Dieese na FNP, que defende gestão pública para os portos e mais autonomia financeira para as companhias Docas.
No próximo dia 19, as três federações se reúnem em Brasília para uma plenária onde definirão como a categoria vai se posicionar diante das medidas previstas para os portos públicos.

Fonte: Comunicação da FNP

terça-feira, 4 de setembro de 2012

I Curso de Gestão para Inspetores da Guarda Portuária do Rio de Janeiro


Liderando Equipes


A partir de hoje  até amanhã, 05 e 06 de setembro será ministrado, nas dependências da Guarda Portuária da CDRJ, o 1º Curso de Gestão para Inspetores da GP-CDRJ. O objetivo é melhor capacitar os Inspetores para liderar equipes. O Comte. A. Cardoso conduzirá o curso em tela que é oferecido pela Associação dos Guardas Portuários do Rio de Janeiro AGPERJ e com o apoio da ABRAPAM.
No contexto da chefia e liderança o curso abrangerá: A Direção das Ações nas Organizações; Sistemas Administrativos; Equipes de trabalho de alto desempenho, motivação, liderança, comunicação empresarial, delegação de autoridade e Empowerment.

O Comte. A. Cardoso foi responsável pela Segurança Portuária da CDP de 2007 a 2010 quando assumiu a Superintendência da Guarda Portuária do Rio de Janeiro e também foi quem ministrou o curso de Negociador em Abril de 2007 juntamente com a ABRAPAM. Na ocasião diversas forças de segurança pública se fizeram presentes no curso.
Os Inspetores da Guarda Portuária não terão qualquer tipo de custo e, os instrutores não receberam qualquer tipo de remuneração para a execução do evento.

Parabéns AGPERJ! Parabéns Guarda Portuária do Rio de Janeiro! Mais uma vez fazendo a diferença.

Confira algumas imagens do curso:








Marco Jamil