sábado, 4 de setembro de 2010

Desafio

Novo comandante da Guarda Portuária do Rio de Janeiro está de olho nos grandes eventos até 2016


Texto publicado em 03 de Setembro de 2010 - 02h10



Bruno Rios

reportagem



A Guarda Portuária do Rio de Janeiro tem um novo comandante a partir desta quarta-feira (1º). Trata-se do capitão-de-mar-e-guerra da reserva da Marinha do Brasil, Alfeu de Souza Cardoso. Ele sabe que terá bastante trabalho pela frente, pois o Rio de Janeiro receberá milhares de turistas, sendo boa parte deles via porto, para os Jogos Militares de 2011, a Copa das Confederações de 2013, a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016.

* Insegurança dos portos brasileiros voltará à pauta da Câmara dos Deputados

* Lula e Brito participam de comemoração do centenário do Porto do Rio de Janeiro

Indicado pessoalmente pelo presidente da Companhia Docas local (CDRJ), Jorge Luiz de Mello, para o comando da Guarda Portuária, Alfeu deixou a Companhia Docas do Pará (CDP), onde era gerente de segurança desde 2007. Em conversa rápida com o PortoGente, o novo comandante da guarda fluminense deixou claro que seguirá as ordens do presidente da CDRJ, mas está ciente dos desafios.

“O Rio de Janeiro receberá grandes eventos e teremos o porto no centro disso tudo. Pretendo conhecer, entender e criar os diferenciais estratégicos necessários para ajudar com que a cidade receba da melhor forma tanto competidores quanto os turistas. Conversarei bastante com o presidente da CDRJ e seguirei o que o Jorge Mello pedir. Ele sabe quais as necessidades imediatas”.

Aos 53 anos de idade, Alfeu de Souza Cardoso sente-se, segundo suas palavras, “lisonjeado” por ter a oportunidade de voltar a trabalhar na terra onde nasceu. Ele terá a responsabilidade de comandar 400 homens distribuídos entre os portos do Rio de Janeiro, Angra dos Reis e Itaguaí. “Vou conversar com cada um, mas quero a minha equipe à altura dos desafios que teremos. Espero, sinceramente, que isso seja possível. Confio no presidente da CDRJ e seguirei o que ele pedir”.
 
Fonte:  http://www.portogente.com.br/texto.php?cod=31756

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Parabéns Ministro

Poderoso chefão


Com a vitória de Dilma Rousseff, Pedro Brito deve permanecer à frente do comando da Secretaria de Portos, mas ampliada com a inclusão das hidrovias.


Fonte: http://www.portogente.com.br/texto.php?cod=31581

LULA virou Guarda Portuário

Numa atitude simples, LULA recebe um “Porta-Funcional” da Guarda Portuária, das mãos de Sérgio Giannetto. Abre, olha e põe no bolso de sua camisa dizendo.



“... agora sou Guarda Portuário.”


LULA, a Guarda Portuária te abraça!






O Porto do Rio de Janeiro, a CDRJ e a Guarda Portuária, agradece o prestígio.



AGPERJ

Parabéns Porto do Rio. 100 anos de atividades

Lula e Brito participam de comemoração do centenário do Porto do Rio de Janeiro


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ministro dos Portos, Pedro Brito, participaram, nesta segunda-feira (30), da comemoração pelo centenário do Porto do Rio de Janeiro.

Foto: Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro



Lula e Brito observam o prefeito do Rio de Janeiro,

Eduardo Paes, discursar para os presentes à cerimônia

O porto atualmente recebe investimento no valor de R$ 159 milhões (PAC 1), por meio do Programa Nacional de Dragagem (PND) da Secretaria de Portos (SEP). Na segunda edição do Programa de Aceleração do Crescimento, o Porto vai receber R$ 609 milhões. Essa quantia será destinada às obras de reforços estruturais de cais e de infraestrutura, como a construção de três novos berços de atracação de navios para passageiros, no valor de R$ 314 milhões, já para a Copa do Mundo de Futebol de 2014.

Ainda nesta semana, informa a assessoria de imprensa da SEP, a secretaria inicia a implantação do Projeto Porto sem Papel, que consiste no Portal de Informações Portuária e no Sistema Concentrador de Dados, que permitirão a troca eletrônica de dados entre os intervenientes por meio de uma janela única.

Dentro do Programa Nacional de Logística Portuária (PNLP), desenvolvido para planejar o setor a curto, médio e longo prazo, a SEP também selecionou o porto fluminense para o desenvolvimento de um Plano Mestre (Master Plan). De acordo com os dados da CDRJ, além dos investimentos realizados pelo Governo Federal, o porto conta com R$ 1 bilhão da iniciativa privada.

Esses investimentos darão uma nova dinâmica ao porto, que terá sua capacidade operacional triplicada. Passará dos atuais 9 milhões de toneladas para 25 milhões.

Fonte: http://www.portogente.com.br/comentetx/index.php?cod=31585

domingo, 29 de agosto de 2010

ANTAQ de olho na Copa de 2014

Diretor da ANTAQ fala sobre a preparação dos portos para Copa do Mundo no BrasilSão Paulo, 26 de agosto de 2010


O diretor da ANTAQ, Tiago Lima, proferiu palestra sobre a "Modernização dos Portos Brasileiros para a Copa do Mundo de 2014”, no evento Brazil World Cup Transportation Congress, que está acontecendo de 25 a 27 de agosto, em São Paulo (SP).

Em sua palestra, Lima fez um relato dos investimentos federais que estão ocorrendo nos portos, que somam R$ 1,2 bilhão, entre recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e do Programa Nacional de Dragagem. Serão beneficiados sete portos: Santos, Rio de Janeiro, Natal, Recife, Fortaleza, Salvador e Manaus. Além desses, o porto de Porto Alegre também receberá investimentos, mas que serão alocados pelo governo estadual.

Segundo o diretor da ANTAQ, os investimentos previstos se destinam à reforma de berços, ampliação de cais, implantação de defensas para atracação de navios de cruzeiros, adaptação de áreas de armazéns para terminais marítimos de passageiros, pavimentação e urbanização de áreas do porto para circulação terrestre, entre outras melhorias.

De acordo com Lima, um dos objetivos do aparelhamento dos portos é utilizar os próprios navios de turismo para hospedagem durante a Copa. "É uma medida complementar e de baixo custo que vai ajudar bastante a desafogar a rede hoteleira nas cidades-sede litorâneas do país", observou Lima, que lembrou que, durante as Olimpíadas de 2004, o porto de Pireus, considerado o maior porto de passageiros da Europa, recebeu oito navios de cruzeiros, incluindo o maior, o mais luxuoso e o tecnologicamente mais avançado transatlântico da época, o Queen Mary 2, com capacidade para transportar e acomodar 2.600 passageiros.



Atualmente, só dois portos brasileiros dispõem de terminais exclusivos para passageiros: Rio de Janeiro e Santos. E a expectativa, segundo ele, é dobrar, a capacidade atual de passageiros e leitos em 2014. Hoje, Santos tem capacidade de atracação de três navios por dia, o que corresponde a 18 mil leitos; Rio recebe até sete navios/dia, correpondendo a 21 mil leitos; e Salvador pode receber até seis navios por dia, com capacidade de 14 mil leitos.



Manaus, Recife, Mucuripe e Natal juntos têm capacidade de receber até 15 navios/dia, totalizando 17,5 mil leitos.

Com relação à competência da Agência, Lima lembrou que, no final do ano passado, a ANTAQ aprovou a norma sobre terminais de uso privativo de turismo para movimentação de passageiros, abrindo oportunidade de novos investimentos no setor. A norma foi aprovada pela Resolução 1.556, de 11 de dezembro de 2009.

De acordo com a norma da ANTAQ, os terminais serão construídos e explorados por empresas privadas ou controladas pelo poder público, através de contrato de adesão, e poderão ser de dois tipos: com atracação, dotado de instalação de acostagem com capacidade para realizar embarque, desembarque e trânsito de passageiros e tripulantes, e sem atracação. Esses últimos são terminais que não dispõem de instalação de acostagem, mas apenas de cais para receber os passageiros que chegam à terra transportados por meio de embarcações integradas aos navios fundeados.

Com base nessa classificação, a norma define requisitos mínimos de construção para atendimento das embarcações, passageiros, tripulantes e bagagens, entre as quais instalações destinadas à recepção, espera, triagem e circulação de passageiros e tripulantes, que deverão ser dimensionadas para atender aos fluxo de pessoal, bem como garantir condições de acessibilidade para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.

"Além de melhorar as condições de conforto do usuário nos terminais existentes, o ato normativo também traz vantagens para o empreendedor, que ganha mais segurança jurídica para realizar os investimentos, assim como para o armador, que passa a dispor da infraestrutura adequada às necessidades de embarque, desembarque e trânsito de passageiros, tripulantes e bagagens e de melhores condições para atendimento das necessidades do navio no porto”, avaliou o diretor da ANTAQ.

Lima disse, ainda, que os requisitos para terminais de passageiros instalados nos portos públicos serão os mesmos dos terminais privativos de turismo, "conforme contemplado na revisão da norma que trata da exploração de áreas e instalações portuárias nos portos organizados", cuja proposta recentemente passou por audiência pública e atualmente está em fase de conclusão na Agência.

O evento

Durante o encontro, que termina nesta sexta-feira (27), representantes dos governos federal, estaduais e prefeituras, do Senado Federal, de bancos de crédito e fomento e especialistas ligados ao setor de transportes, além de empresários, estão discutindo a melhoria dos transportes nas cidades-sede da Copa que será realizada no Brasil.

Ao longo dos três dias do Congresso foram proferidas as seguintes palestras, entre outras: "Os investimentos previstos nas cidades-sede para a Copa do Mundo de 2014"; "O papel da integração intermodal"; "O primeiro trem de alta velocidade brasileiro - interligação das cidades de Campinas, Rio de Janeiro e São Paulo"; "A construção da agenda saudável para Copa de 2014"; "Expansão e adaptação nos aeroportos brasileiros"; Modernização dos portos brasileiros"; .Planejamento para pavimentação de rodovias e estradas e ampliação da malha viária no Brasil"; "Financiamento das obras de infraestrurura - fontes de recursos e estrutura de financiamento"; e "O papel das cidades-sede".

Copa em números

A expectativa é que a Copa do Brasil deverá movimentar R$ 155,7 bilhões, sendo esperados 500 mil turistas estrangeiros durante a competição. Segundo o Ministério dos Esportes, os investimentos para a Copa podem chegar a US$ 10 bilhões.

A Copa do Mundo no Brasil será a primeira com 12 sub-sedes. As Copas anteriores eram compostas de apenas oito subsedes.

Assessoria de Comunicação Social/ANTAQ

Fone: (61) 2029-6520

FAX: (61) 2029-6517

E-mail: asc@antaq.gov.br

Expectativas


Nova função desta vez na Companhia Docas do Rio de Janeiro - CDRJ


Para apresentar suas despedidas, esteve no bureau do colunista o Comandante Alfeu Cardoso, acompanhado do Superior da GP da CDP-Companhia Docas do Pará, Douglas Oliveira, ele que no próximo dia 1º de setembro estará assumindo as funções de Superintendente de Segurança da CDRJ-Companhias Docas do Rio de Janeiro, a convite pessoal do diretor-presidente dessa estatal dr. Jorge de Melo.

Como se sabe, o Comandante Alfeu Cardoso, Oficial Superior da Reserva da Marinha, teve uma passagem brilhante pela nossa CDP como responsável pela Superintendência da Guarda Portuária, colocando esse importante setor da estatal portuária, paraense em lugar destacado, consignando inclusive muitos elogios e servindo de modelo para outras do Brasil.

O colunista, que sempre manteve o melhor relacionamento possível, deseja novo sucesso nessa nova empreitada objetivando inclusive importantes acontecimentos como a Copa do Mundo, em 2014, e Olimpíadas em 2016, quando o setor portuário do Rio de Janeiro terá papel de extraordinária importância recebendo os grandes transatlânticos.

Fonte: http://www.portaldanavegacao.com/coluna.php?id=3308

Rev. Elias Batista